Blog do Amaury Alencar
Qualquer cearense que chega ao Cariri se admira com o potencial da região, que tem como porta de entrada Juazeiro do Norte, cidade de um prefeito eterno e insuperável: o Padre Cícero.
O Cariri tem no ministro Camilo Santana seu segundo benfeitor. O destino o transformou em líder político do Ceará. Crato, onde nasceu, e Barbalha cresceram e se desenvolveram 50 anos em 10 sob o trabalho e esforço do ministro da Educação. A região é polo universitário, cultural, de saúde e econômico. Também, parte do Cariri o canal que recebe água do São Francisco.
Sobral é outro município onde, ao chegarmos, se tem a impressão de uma cidade de primeiro mundo, encravada no semiárido. O lugar está atingindo a fase do município perfeito. A excelência nos serviços públicos é notória. Sobral é um mini estado. O senador Cid Gomes é seu idealizador, mais ninguém.
O Cariri e Sobral, na zona Norte, têm os municípios com mais serviços ofertados pelo poder público estadual e federal. Receberam cinco vezes mais recursos que as demais cidades cearenses, além de transferências diretas para o social e áreas da saúde e da educação. Sobral tem a melhor educação em escolas públicas do Brasil.
A disputa eleitoral nesses municípios faz parte da evolução de um povo. A sociedade organizada, alfabetizada e pensante se torna mais exigente.
Nunca é demais lembrar que gratidão faz parte da política. Médicos e advogados se elegem no sertão, trocando serviços e consultas gratuitas por votos. O político é eleito melhorando a vida das pessoas, de forma geral.
https://www.blogdoamauryalencar.com.br/2024/10/crato-juazeiro-barbalha-e-sobral-sao-os.html