Cidade do Ceará é a maior produtora de cera e pó de carnaúba do País; veja números

Cera de carnaúba, o Ceará tem oito cidades entre as 10 maiores produtoras do País.

Escrito por Ingrid Coelho, 30 de Setembro de 2024.

Pó de carnaúba é utilizado na fabricação da cera, importante produto da pauta exportadora cearense

Legenda: Cera de carnaúba é usada na fabricação de cosméticos, remédios e também na casca de algumas frutas destinadas à exportação

Foto: Kid Junior 

Elemento relevante na história do Ceará - a ponto de estampar a bandeira do Estado -, a carnaúba tem em solo cearense os principais municípios produtores de pó e de cera de carnaú-ba do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município de Granja, com 1.045 toneladas, é a cidade com a maior produção de pó de carnaúba, utilizado na produção da cera.

Além disso, a cidade de Granja também é a maior produtora da cera, com 220 toneladas (R$ 12,5 milhões).

Camocim também é uma cidade cearense que se destaca no ranking nacional na produção de pó de carnaúba, com 897 toneladas, seguida por Coreaú, com 490t. Santana do Acaraú (470 tonela-das) fecha o quarteto de cidades cearenses entre os dez municípios que mais produziram pó de carnaúba em 2023.

Já em relação à cera de carnaúba, o Ceará tem oito cidades entre as 10 maiores produtoras do País. Além de Granja, fazem parte da lista Groaíras, com  62 toneladas; Itarema (59 toneladas); Sobral (52 toneladas); Morrinhos (49 toneladas); Cariré (20 t); Pacatuba (18 t) e Caucaia (9 t).

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destaca que a região norte do Ceará exporta mais de US$ 60 milhões em cera de carnaúba, sen-do a cultura da carnaúba muito relevante para o Estado.

O pó de carnaúba é utilizado na produção da cera de carnaúba.

Esse pó fica na palha da carnaúba e é coletado após a secagem dessa palha. Após isso, o pó é usado para a fabricação da cera e a palha é utilizada na confecção de produtos como chapéus e bolsas"

Amílcar Silveira

Presidente da Faec

“Já a cera de carnaúba é bastante utilizada em frutas, para que ela fique lisinha, sendo um produto orgânico”, explica, acrescentando que sobretudo a manga recebe uma camada da cera. “É usada na manga de exportação porque deixa ela muito mais bonita”. Além disso, a cera de carnaúba também entra na fabricação de alguns cosméticos.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/ingrid-coelho/cidade-do-ceara-e-a-maior-produtora-de-cera-e-po-de-carnauba-do-pais-veja-numeros-1.3563118