Subtenente da PMCE, Celestino Cursino de Abreu Filho, foi morto a tiros em Fortaleza — Foto: Reprodução
Por g1 CE - 22/09/2024
Policial de 48 anos foi baleado na noite do sábado (21) em uma comunidade do bairro Praia do Futuro. Dois adolescentes, que podem ter envolvimento no crime, foram apreendidos.
O subtenente da Polícia Militar, Celestino Cursino de Abreu Filho, de 48 anos, foi morto a tiros em uma comunidade do bairro Praia do Futuro, em Fortaleza. O militar estava de folga quando o crime aconteceu, na noite deste sábado (21). Ele estava na corporação há 31 anos.
A Secretaria da Segurança Pública informou que dois adolescentes foram apreendidos na noite do sábado (21), cujo envolvimento na morte do PM segue em apuração por parte da Polícia Civil. Com eles, foram encontrados um revólver, nove munições, 25 papelotes de cocaína e dois aparelhos celulares.
Um dos adolescentes tem 15 anos e passagens por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O outro tem 17 anos, com passagens por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e roubo de veículos.
Ainda conforme a pasta, a dupla foi conduzida para a Delegacia da Criança e do Adolescente, onde foram autuados por atos infracionais análogos aos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Um deles também foi autuado por tráfico de drogas. Os dois estão à disposição da Justiça.
Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram acionadas para a ocorrência e seguem nas buscas para capturar os suspeitos pelo crime. A unidade está à frente das investigações.
Morte do PM
Celestino foi baleado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O crime teria acontecido em uma comunidade conhecida como Favela dos Cocos. Há informações de que o policial tenha sido retirado do próprio carro e levado até a comunidade. Na noite do sábado, várias viaturas e pelo menos um helicóptero foram enviados à região.
A Polícia Militar do Ceará emitiu nota de pesar, lamentando o falecimento do subtenente. Ele in-gressou na corporação em setembro de 1993. O militar estava, atualmente, no Batalhão de Polícia de Guarda Externa dos Presídios (BPGEP), em Itaitinga.
“O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição”, disse a nota da PMCE.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/09/22/subtenente-da-pm-de-folga-e-morto-a-tiros-em-fortaleza.ghtm