A aeronave, de pequeno porte, caiu na BR-316, na região do bairro Lourival Parente, Zona Sul da capital, deixando duas pessoas gravemente feridas.
Por Lucas Marreiros, Simplício Júnior, g1 PI, TV Clube
"Pensei que ia ser decapitado", disse o empresário José Ribamar Furtado do Nascimento, que dirigia a van atingida por um avião de pequeno porte que caiu e deixou duas pessoas gravemente feridas, na manhã deste domingo (8), na BR-316, na região do bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina.
"Por um instante pensei que seria uma acrobacia, nunca imaginei que seria um acidente mesmo. [Depois] pensei que ia ser decapitado. Chegou aquele momento crucial que não tinha mais o que fazer, era só esperar e foi isso que aconteceu", contou.
O empresário estava com a esposa e dois netos, crianças de seis e três anos, no veículo. "Estava indo para a casa de um amigo e notei que ele [o avião] estava perdendo altura, mas foi muito rápido", relatou.
José Ribamar disse que ainda tentou se esquivar da aeronave quando a viu se aproximando. "Ainda consegui desviar para a direita, mas foi inevitável o choque. Foi rápido a ponto da asa pegar no teto da van", afirmou.
Avião cai e duas pessoas ficam feridas na Zona Sul de Teresina — Foto: Gil Oliveira/TV Clube
Empresário dirigia a van atingida por um avião de pequeno porte que caiu e deixou dois feridos em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube
Avião cai e duas pessoas ficam feridas na Zona Sul de Teresina — Foto: Juliana Diniz/TV Clube
Além dele e da família dele, a jovem Keiliane Pereira dos Santos, de 27 anos, que estavam seguindo pela mesma via, mas em uma moto, também foi atingida. Diferente do empresário e seus familiares, que tiveram apenas ferimentos leves, ela ficou gravemente ferida.
O piloto do avião, o médico Jacinto Lay, também sofreu ferimentos graves. Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que ambos foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
A jovem que estava na moto também apresenta quadro de traumatismo cranioencefálico. Seu estado de saúde é grave, mas estável. Ela está na UTI da unidade de saúde.
O piloto foi entubado pelo SAMU no local do acidente e chegou ao HUT em estado grave. Ele sofreu traumatismo cranioencefálico e fratura nas pernas, está passando por cirurgia ortopédica e deve ser transferido para a rede privada a pedido da família.
O acidente
Avião cai e duas pessoas ficam feridas na Zona Sul de Teresina
Segundo testemunhas, o piloto estava tentando fazer um pouso forçado na BR-316, mas acabou colidindo com a van e a moto, momento em que perdeu o controle do avião, rodou na pista a acabou colidindo contra uma estação de ônibus.
A Polícia Militar do Piauí (PMPI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) foram acionados.
O local do acidente foi isolado e os bombeiros fizeram o trabalho de prevenção para que a aeronave não explodisse ou iniciasse um incêndio. A PRF orienta o trânsito no local enquanto o avião não é retirado.
O órgão informou que, no momento, há duas equipes no local, buscando informações e tentando balizar o trânsito visando evitar novos acidentes.
A PRF solicitou que os transeuntes que passarem pelo local evitem reduzir muito a velocidade e/ou parar próximo, pois essas atitudes causam risco de novos acidentes.
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2024/09/08/pensei-que-ia-ser-decapitado-diz-motorista-de-van-atingida-por-aviao-durante-queda-em-teresina.ghtml