Açude Castanhão Crédito: Gil Magalhães/Especial para O POVO
Autor Cotidiano O POVO
O Ceará recebe, nesta segunda-feira, 4, a quantidade máxima de águas da Transposição do Rio São Francisco. O volume de água chega ao açude Castanhão três dias antes do prazo estipulado anteriormente, conforme a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH).
As águas ao maior açude do Estado percorreram o município de Jati em vazão de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo. Nesta segunda, o reservatório atingiu 24,71% da sua capacidade total, maior valor desde o dia 7 de dezembro de 2023.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, o acumulado é 4,99% maior que o regis-trado um ano atrás, no dia 4 de março de 2023.
Além das águas da transposição, o aumento no volume comportado pelo reservatório pode ser atribuído às grandes chuvas que atingiram todo o Ceará durante o mês de fevereiro.
Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município de Alto Santo, onde o Castanhão está localizado, registrou 215.2 milímetros (mm) de chuva ao longo do período, mais que o dobro da média histórica do mês na cidade.
O aumento de volume tem sido visto em diversos reservatórios cearenses após as chuvas deste começo de ano. Conforme informações do Portal Hidrológico da Companhia Cearense de Recursos Hídricos, atualmente 12 açudes estão sangrando no Estado, além de cinco com volume acima de 90%.
https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2024/03/04/aguas-da-transposicao-do-rio-sao-francisco-chegam-ao-castanhao.html