Bastidores: vitória do Flamengo tem bronca de Tite em Gabigol por comportamento no pênalti

Pediu atitude e respeito à camisa que Gabigol veste.

Gabigol lamenta chance perdida em Flamengo x Boavista — Foto: André Durão

Camisa 10, que estava prestes a substituir Pedro, queria bater a penalidade desperdiçada pelo camisa 9 contra o Boavista

Por Fred Gomes e Thiago Lima — Rio de Janeiro

A goleada por 4 a 0 sobre o Boavista com excelente atuação coletiva foi muito festejada no vestiário do Flamengo, mas houve um ruído no pós jogo. Tite deu bronca em Gabigol pelo comportamento antes da cobrança de pênalti desperdiçada por Pedro, quando o jogo ainda estava em 2 a 0. O gaúcho não levantou voz e nem saiu do tom que lhe é peculiar, mas deixou claro sua insatisfação com o ocorrido.

Pedro diz não se abalar com vaias e nega rivalidade com Gabigol no Flamengo

Gabigol foi chamado por Tite para entrar aos 14 minutos do segundo tempo. Enquanto se preparava para substituição de Pedro, o árbitro Alex Gomes Stefano se comunicava com a cabine do VAR para checar um pênalti a favor do Flamengo. Até a confirmação da penalidade, Gabigol manifestou algumas vezes o desejo de bater. Perguntou a Tite se não poderia entrar antes da cobrança, mas no momento não obteve resposta. Ainda chamou Arrascaeta e pediu ao uruguaio que perguntasse a Pedro se ele não poderia ceder a bola.

A transmissão da partida, feita pelo canal Goat, flagrou o momento em que Gabigol aguardava a substituição ainda na beira do gramado e gesticulava apontando para o próprio peito e depois em direção à área do Boavista, onde Pedro estava.

Como o árbitro Alex Gomes Stefano não autorizou as substituições - Bruno Henrique também entraria -, Pedro, batedor oficial na ausência de Gabigol, foi para a bola e perdeu. Gabigol entrou na sequência, e o Flamengo terminou o jogo com goleada por 4 a 0 numa atuação em que dominou completamente o adversário.

O vestiário

No vestiário, já com música tocando e muita festa pela grande exibição da equipe, Tite chegou e fez uma correção disciplinar a Gabigol, um dos primeiros a deixar o campo após o apito final, na frente de todos.

Não gostou do que viu durante o pênalti e, sem que o ídolo retrucasse, disse que nada gira em torno dele, que o Flamengo é mais importante que todo mundo e que vontades pessoais não podem prejudicar o clube. Pediu atitude e respeito à camisa que Gabigol veste.

Ainda foi dito que caso Gabigol tivesse iniciado a partida e estivesse para sair com o substituto à beira do campo, ele executaria a cobrança. Deixou claro que esse é critério é para todos e não somente para Gabigol ou Pedro. Se fosse Arrascaeta na bola, por exemplo, e outro cobrador estivesse na iminência de entrar, o uruguaio quem bateria.

Pessoas presentes ao vestiário garantem que é corriqueiro Tite fazer correções, sejam elas de ordem técnica ou disciplinar. Ainda de acordo com a fonte, o gaúcho de 62 anos gosta de resolver as coisas na frente de todo o grupo para mostrar a maior clareza possível.

Insatisfação manifestada, o elenco passou por todos os rituais pós-vitória. A atuação, com 28 finalizações e um supremacia completa dos rubro-negros, foi muito elogiada por Tite e diretoria ainda no vestiário do Maracanã.

https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/02/22/bastidores-vitoria-do-flamengo-tem-bronca-de-tite-em-gabigol-por-comportamento-no-penalti.ghtml