Thiago BarrosPara o TechTudo
Em todo o mundo, o Android é o sistema operacional mais utilizado em celulares. No Brasil, a estatística não foge a regra. A empresa Kantar Worldpanel ComTech divulgou nesta segunda-feira (10) os dados sobre a utilização de smartphones no país e apontou que a base de usuários brasileiros usando a plataforma do Google já corresponde a 46.8% do mercado.
A pesquisa, que analisou o mês de agosto de 2012, revelou informações de smartphones no Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Somando os dados de todos estes locais, o Android é o grande líder, representando mais de 60% do mercado, seguido do iOS, da Apple, que tem aproximadamente 24%.
No Brasil, o panorama é um tanto diferente. O iOS é apenas o quarto colocado, com 7,5% de participação, atrás do Windows Phone (quase 15%) e até do Nokia Symbian, em 22% dos aparelhos. Se as estatísticas deste ano forem comparadas com a do mesmo período de 2011, é possível notar que o Android teve um crescimento de mais de 30% em somente 12 meses.
Em agosto do ano passado, o Android era responsável por apenas 14% do mercado móvel brasileiro. Quem mais perdeu espaço, apesar de ainda ser a segunda maior plataforma móvel no país, foi o Symbian, que estava em quase 72% dos gadgets e hoje não passa dos 22%.
A tendência, com o passar do tempo, é que a participação do Symbian caia mesmo em desuso e iOS e Windows Phone, especialmente com aparelhos sendo lançados no fim do ano, fiquem como principais concorrentes do Android na luta pelo topo deste mercado, que não para de crescer.