Juazeiro do Norte. Uma alvorada festiva ao amanhecer inicia o ciclo das grandes romarias do ano neste Município. A festa da padroeira Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro, é a mais longa e a segunda maior romaria da cidade. A expectativa até o dia 15, data da grande procissão, é receber mais de 400 mil pessoas na cidade. Uma concelebração solene abriu, ontem, oficialmente as comemorações, na praça do Romeiro, reunindo cerca de 4 mil fiéis.
Pela manhã, foi realizada uma carreata pelas ruas do centro e bairros da cidade. Este ano, a festa tem como tema ´Nos passos da Mãe das Dores, a caminho de Jesus". Segundo o pároco da Basílica Menor, Joaquim Cláudio de Freitas, é mais um ano de grande festa que começa, depois das comemorações do centenário de Juazeiro. Segundo o sacerdote, há uma grande tendência da romaria ser antecipada este ano, em virtude do feriado de 7 de setembro. Caravanas de romeiros do Estado de Alagoas já estão com presença confirmada para o período.
Antes da concelebração, foi realizada uma procissão com a imagem e a bandeira da santa. O cortejo saiu da ladeira do Horto, encerrando na matriz, onde foram hasteadas as bandeiras de todos os Estados. As comemorações se dividem entre a festa alusiva à padroeira e a romaria, depois do dia 10, já que a maioria dos fiéis da "Mãe das Dores" e do Padre Cícero chega nos dias mais próximos da grande festa.
A devoção à santa teve o incentivo do Padre Cícero, também devoto. A festa tomou grande dimensão com a vinda de romeiros de Alagoas. É também a romaria em que a programação festiva se torna mais intensa, inserindo no calendário festivo os eventos como as procissões dos carroceiros, no dia 9, e a dos carros dos romeiros, no dia 14, momento de agradecimento dos romeiros ao povo de Juazeiro.
Mais uma vez, será mantida a tradição dos fiéis do "padim" de presentearem o povo da cidade com bombons, que são jogados nas ruas durante a passagem dos veículos. O cortejo tem concentração iniciada por volta das 13 horas, na entrada da cidade. São centenas de veículos em filas, ornamentados com motivos referentes à devoção ao Padre Cícero e à Nossa Senhora das Dores.
Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, este ano haverá premiação aos carros mais ornamentados, que acontece durante a despedida dos romeiros, às 12 horas do dia 15.
Plano de ação
Na última terça-feira foi anunciado o Plano de Ação que será desenvolvido durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. O trabalho envolve os serviços das secretarias municipais, igrejas, entidades classistas e os setores de segurança, além do Ministério Público, que estará atento ao cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), relacionado às propagandas eleitorais durante a festa, além do melhor atendimento, com Infraestrutura adequada dos ranchos.
A maioria dos ranchos, pousadas e hotéis da cidade estão desde o mês de julho com lotação esgotada para o período, conforme o secretário. Ele afirma que todo um esquema de segurança está sendo montado na cidade, e deverá ser fortalecido a partir do próximo final semana, quando começam a chegar visitantes na cidade. Os vendedores informais também começam a chagar na cidade.
São cerca de 1.500, contando com os vendedores da própria região. Continuará acontecendo o processo de disciplinamento, com retirada dos ambulantes das principais ruas. No Crato, no sábado, mais de 60 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, encerraram com uma grande procissão pelas ruas centrais da cidade, a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira daquele Município.
As principais romarias do ano começam no segundo semestre, abrindo com a Romaria de Nossa Senhora das Dores, com a procissão no dia 15 de setembro. Em novembro acontece a romaria de Finados, de 29 de outubro a 2 de novembro. É a maior do ano, depois da festa da ´Mãe das Dores´. Em fevereiro ocorre a Romaria de Candeias, dia 2 de fevereiro, encerrando o calendário das grandes festas religiosas.
Mais informações:
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Centro
Juazeiro do Norte - CE
Telefone (88) 3511 4040
ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER