Redação Web
A Associação de Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) fará uma nova assembleia, ainda sem data definida, para discutir o fim da greve dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
De acordo com a nota oficial publicada no site da entidade, um edital será publicado na próxima segunda-feira (3) para convocar todos os docentes para uma assembleia geral extraordinária onde será discutido o fim da greve, que terminou no último dia 22 de agosto.
A convocação acontecerá para atender a um pedido formalizado em um abaixo assinado que recolheu 500 assinaturas de professores insatisfeitos com o fim da paralisação, que começou no dia 12 de junho deste ano.
Polêmica
A maneira com a qual a assembleia de término da greve foi conduzida gerou polêmica entre alguns professores. Os docentes alegaram que a pauta da discussão do debate seria somente sobre as contrapropostas produzidas pelo Comando Local de Greve para o Governo Federal, mas como elas foram rejeitadas pelo plenário, parte dos docentes optaram por acrescentar na pauta a votação pelo encerramento da greve.
Alguns professores chegaram a considerar a atitude como "um golpe", já que as pautas discutidas devem ser divulgadas com, pelo menos, 48 horas de antecedência. Professores chegaram a sair da sessão como forma de protesto.
Foram 159 votos a favor, cinco votos contra e 11 abstenções, segundo a Adufc. Diversas manifestações de insatisfação com o resultado da assembleia foram feitas em Fortaleza após a definição pelo término da greve.
Confira, na íntegra, a nota publicada pela Adufc nesta sexta-feira (31):
"NOTA AOS PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO CEARÁ
A diretoria da Adufc – SINDICATO comunica a todos os seus associados que recebeu o abaixo-assinado de 500 assinaturas, sendo 386 de sócios ativos e aposentados, 112 de não sócios, e 2 assinaturas duplicadas solicitando a realização de assembleia geral.
Comunica ainda que na segunda-feira próxima, dia 03 de setembro, publicará edital convocando Assembleia Geral Extraordinária, nos termos estabelecidos pelo Estatuto da Entidade."