Palmeiras perde, mas se classifica na Sul-Americana

LANCEPRESS!

Rio de Janeiro (RJ)

Foi no limite da conta, mas deu Palmeiras. O Verdão perdeu para o Botafogo por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, no Engenhão, mas avançou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. No placar agregado, o duelo acabou em 3 a 3, mas o time de Felipão levou vantagem por ter feito um gol no Rio de Janeiro.

Patrik foi o responsável pela classificação alviverde, ao balançar as redes do time carioca no fim do primeiro tempo. Seedorf, Renato e o uruguaio Lodeiro - pela primeira vez com a camisa do Botafogo - marcaram para o time da casa.

Na próxima fase, o Palmeiras enfrentará o Guaraní, do Paraguai, ou o Millonarios, da Colômbia, que começam a se encarar na quarta-feira que vem.

Na busca por um maior equilíbrio entre defesa e ataque, o Botafogo foi escalado pelo técnico Oswaldo de Oliveira com três zagueiros e dois alas ofensivos, mas a estratégia alvinegra não deu certo na frente. O Palmeiras, mesmo com 12 desfalques, conseguiu neutralizar o sistema ofensivo rival durante a primeira meia hora de partida.

O confronto estava morno até os 35 minutos, sem grandes lances ofensivos, mas o Botafogo conseguiu furar a defesa adversária. Em jogada irregular, Andrezinho achou Lucas, impedido na direita da área, que tirou do goleiro Bruno e rolou para Seedorf marcar. Cinco minutos depois, o atacante alvinegro Rafael Marques deixou o campo com lesão no tornozelo esquerdo.

Atrás no placar, o Palmeiras passou a pressionar mais o Botafogo e não demorou para igualar a contagem. Aos 43, em bobeada geral da zaga do Botafogo, Patrik tabelou com Barcos na área e chutou bonito, sem deixar a bola cair, no canto direito de Jefferson. Foi o empate.

EMOÇÃO ATÉ O FIM

Pela bagagem do primeiro jogo somada ao gol do Palmeiras fora de casa, o Botafogo voltou do vestiário com a necessidade de fazer três gols para avançar de fase. Aos 12, o prejuízo foi reduzido com Renato, que recebeu bonito passe de Seedorf, escapou da marcação ao entrar na área e venceu o goleiro Bruno.

O gol encorajou o técnico Oswaldo de Oliveira, que aos 15 minutos tirou o lateral-esquerdo Lima e promoveu a entrada do meia Cidinho. Aos 23, Lucas cruzou da direita e Elkeson acertou a trave em cabeceio firme. Cinco minutos depois, o Alvinegro fez o terceiro. Lodeiro puxou contra-ataque, achou Lucas na direita, e foi retribuído dentro da área para pôr na rede.

Daí em diante, o Botafogo se lançou ao ataque rumo ao gol que valeria a classificação e insistiu em lançamentos na área, mas não obteve sucesso. Ao fim do jogo, grande parte da torcida do Glorioso - um pouco mais de dois mil pagantes - , que vaiou o time por boa parte da partida, se rendeu ao esforço dos jogadores e os aplaudiu. Mas passou o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 PALMEIRAS

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/08/2012, às 22h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
Renda e público: R$ 64.995,00,00 / 2.434 pagantes
Cartões amarelos: Jeferson (BOT) / Patrik, Juninho e Román (PAL)
Cartões vermelhos: nenhum

Gols: Seedorf, 35' 1º/T (1-0); Patrik, 43' 1º/T (1-1); Renato, 12' 2º/T (2-1); Lodeiro, 28' 2º/T (3-1)

BOTAFOGO: Jefferson, Antônio Carlos (Jeferson, 39' 2º/T), Fábio Ferreira e Brinner; Lucas, Renato, Andrezinho, Seedorf e Lima (Cidinho, 15' 2º/T); Elkeson e Rafael Marques (Lodeiro, 40' 1º/T). Técnico: Oswaldo de Oliveira

PALMEIRAS: Bruno, Román (Luiz Gustavo, 23' 2º/T), Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, João Vitor, Patrik (Thiago Heleno, 30' 2º/T), Mazinho, Obina (Betinho, 17' 2º/T) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari