Frutal aborda a convivência com a seca no Estado do CE

O atual período de seca vivido pelo sertão cearense possui um novo cenário em relação aos anteriores: pela primeira vez, os pequenos agricultores do Estado estão permanecendo em suas terras, em vez de migrarem em massa para o Sudeste.

Essa mudança chamou a atenção dos organizadores da 19ª Semana de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2012), cujo principal objetivo é mostrar aos trabalhadores do campo como é possível conviver com essas dificuldades, minimizar os prejuízos e até tirar proveito disto. O evento só ocorre no fim de setembro, entre os dias 25 e 27, no Centro de Eventos do Ceará, porém, o assunto já começa a ser discutido hoje pela manhã, em seu lançamento, na sede da Superintendência do Banco do Brasil, em mais um encontro semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), que contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e do presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel.

"A seca no semiárido é algo inevitável. O que nós temos que fazer é capacitar os agricultores para eles aproveitarem da melhor forma possível os meses do ano afetados por ela", disse, Bringel. "Para o setor de fruticultura, por exemplo, a seca chega a ser um fator favorável, já que, através da irrigação, os agricultores podem usar a quantidade exata de água e assim conseguir os melhores resultados", explicou. Otimista, o dirigente citou ainda como exemplo países europeus cuja produção agrícola é prejudicada em boa parte do ano pelo clima frio, e, mesmo com essa adversidade, conseguem, por meio de tecnologias, gerar lucros e sobreviver.

Projeto de capacitação

Uma das novidades da Frutal deste ano é a realização de um projeto que selecionará cerca de 600 agricultores para participarem de uma capacitação com dicas de técnicas para driblar as dificuldades da seca. A capacitação será ministrada por outros 20 outros agricultores que são exemplos de sucesso durante épocas em que o clima e o solo não eram favoráveis.

"O foco desse curso são os agricultores pouco escolarizados, pois são os que possuem menos acesso a esse tipo de conhecimento e informação", esclareceu o presidente da Frutal. Ainda segundo ele, a expectativa é de que todos os participantes já tenham sido selecionados até o dia 15 de setembro.

Ações do Governo

O secretário Nelson Martins informou que sua participação no lançamento da Frutal hoje consiste na apresentação de algumas ações do Governo relacionadas ao combate à seca. "Nós vamos expor na Frutal uma série de projetos voltados para a agricultura familiar, como o fornecimento de mandalas e casas de farinha", adiantou. Martins disse também que as famílias residentes nos municípios em situações mais urgentes terão prioridade no momento de recebeis tais benefícios.

Rodada de negócios

Estreando no novo Centro de Eventos do Ceará, a Frutal espera contar em 2012 com aproximadamente 38 mil participantes, que deverão gerar cerca de R$ 30 milhões em negócios realizados, conforme expectativas do presidente Euvaldo Bringel.

ExpoFood

Outra novidade na edição 2012 da Frutal é a realização de uma feira especificamente voltada para o setor de alimentos: a ExpoFood, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. A feira terá concursos culinários, exposição de pratos e novas técnicas gastronômicas.

Mais informações

No site http://www.frutal.org.br.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.  dn