DESARTICULADA: DRFVC investiga quadrilha que roubou carga na CE-085

 O assaltante de bancos e sequestrador Francisco de Assis Fernandes da Silva, o ´Irmão´ ou ´Barrinha´, é acusado de explodir os caixas de bancos 

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) trabalham juntos na tentativa de capturar o restante da quadrilha acusada de envolvimento em assaltos a bancos, sequestros, assassinatos e tráfico de entorpecentes na Capital e no Interior do Estado.

O bando começou a ser desarticulado após ter atacado, no último dia 2, a agência do Banco do Brasil da cidade de Milhã (301Km de Fortaleza), provocando a destruição do prédio após a explosão de artefatos nos caixas eletrônicos.

Contrabando
A identificação e prisão do chefe do bando levou as autoridades a concluir que o grupo também é suspeito do contrabando de armas de grosso calibre, procedentes do Paraguai. O acusado de chefiar a quadrilha permanece sendo investigado na DRF. Trata-se do cearense Marcos Antônio da Silva, o ´Marcos Noel´, dono de uma extensa ficha de crimes neste Estado. Ele foi detido, na última quarta-feira, em seu apartamento, nesta Capital.

Em poder de ´Marcos Noel´ a Polícia apreendeu um fuzil de calibre 5.56, de fabricação norte-americana. Em depoimento na DRF, o assaltante confessou ter comprado a arma no Paraguai pela quantia de US$9 mil.

Seis integrantes do bando que atacou o BB de Milhã já estão presos. Além de ´Marcos Noel´, foram também capturados, anteriormente, Alex Ferreira da Costa, Joaquim Santana Vasconcelos Filho, Antônio Wellington Gomes e Eloísa Liberalina Veras Santiago.

Agora, a Polícia caça mais três componentes do grupo, entre eles, o sequestrador Francisco de Assis Fernandes da Silva, conhecido por ´Barrinha´ ou ´Irmão´, um velho conhecido da Divisão Antissequestro (DAS).

Também são procurados, Felipe Emanuel de Oliveira Viana, o ´Copada´; e Valdenízio Costa do Nascimento, o ´Val´.

O delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, comanda as investigações. A quadrilha é suspeita de também ter assaltado outros dois bancos no Ceará, as agências do BB de Banabuiú e Pentecoste. 

Uma ação conjunta do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) resultou nas prisões em flagrante de quatro pessoas. A carga de produtos alimentícios diversos, avaliada em R$ 60 mil, foi tomada de assalto na CE-085, em Caucaia e estava sendo descarregada no bairro Jardim Iracema, na Zona Oeste da Capital cearense.

No galpão, os policiais militares deram voz de prisão a José Valdemar Silva dos Santos, 42, dono de uma lan house; e Antônio Domingos de Matos, 42, e Joel Henrique de Souza, responsáveis pela descarga do material roubado.

O titular da DRFVC, Dionísio Amaral, localizou o proprietário do galpão, Evandro Alcântara Prata, e deu voz de prisão. "Ele, quando viu a Polícia, se escondeu na casa do irmão dele, mas não adiantou nada. Terminou preso", relatou o delegado.

Procurado
Um dos responsáveis diretos pelo assalto já foi identificado, entretanto Dionísio Amaral prefere manter o nome dele em sigilo, para não prejudicar as investigações. O delegado conversou com o motorista (identidade preservada), que foi levado pelos bandidos e liberado nas proximidades da rotatória que dá acesso à Praia da Taíba.

A vítima disse que foi atacada por três marginais que ocupavam um carro de passeio de cor preta. Todos estavam armados com revólveres.

O titular da DRFVC ressaltou a parceira com a Polícia Militar no sentido de desarticular as quadrilhas de ladrões de cargas que agem na RMF. Dionísio Amaral também destacou o apoio dado pela Delegacia Geral da Polícia Civil (DGPC), através do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Outras quadrilhas de ladrões de cargas estão sendo investigadas. Bandos agem, principalmente, na região metropolitana e no Interior do Estado.

O caminhão que iria descarregar a carga em Itapipoca acabou sendo interceptado pelos assaltantes em Caucaia. O motorista virou refém do grupo.