Por Hayanne Narlla
As duas faixas da avenida Bezerra de Menezes prioritárias para o tráfego de ônibus, vans e táxis com passageiros estão sendo desrespeitadas no primeiro dia de determinação. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as faixas passaram a ter tal fluxo, nesta segunda-feira (13), para cumprir a Lei Federal de mobilidade urbana.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), os motoristas estão sendo orientados a não transitar pela faixa restrita. A AMC afirma que é um período de adaptação e, por conta disso, não há uma fiscalização, mas uma orientação.
Cerca de dez agentes de trânsito realizam o trabalho de orientação na avenida. Ainda segundo a ACM, os carros que trafegam na faixa prioritária não estão sendo multados, mas todas as outras infrações estão valendo punição, como estacionar na avenida.
Prioridade
De acordo com a Etufor, os carros de passeio poderão trafegar nas faixas prioritárias de transporte público por um distância máxima de 100 metros para fazer a conversão à direita ou ter acesso a garagens.