Fim de semana com 12 mortes violentas no Cariri

 Juazeiro do Norte-CE

Demontier Tenório

Subiu de três para 12 o número de mortes violentas neste final de semana na região do Cariri. Três óbitos foram registrados na sexta-feira, outros três no sábado, quatro no domingo e dois na madrugada desta segunda-feira. De acordo com levantamento do Site Miséria, oito pessoas morreram no trânsito e as outras quatro mortas a tiros de revólver. Foram dois corpos de Juazeiro, dois de Várzea Alegre, dois de Milagres e os demais de Barbalha, Araripe, Crato, Nova Olinda e Brejo Santo. 

O primeiro a chegar foi de Francisco Edilson de Souza, de 57 anos, vítima de acidente de trânsito em Crato. Ainda na sexta-feira, Tarciano Ribeiro de Sousa, de 23 anos, estava jantando na porta de sua casa na Rua Francisca Vieira (Timbaúbas) em Juazeiro, quando foi surpreendido com a chegada de um homem em uma moto Honda Bros atirando. A vítima ainda tentou correr, mas logo caiu em virtude dos graves ferimentos causados por 12 disparos atingindo, principalmente, a cabeça e tórax. 

Tarciano respondia três inquéritos por portes ilegais de arma de fogo, um por crime de extorsão e outro de ameaça. De Milagres e vítimas de acidentes de trânsito chegaram os corpos de José Adailton Goiana de Souza, de 23, e Maria de Lourdes da Silva Nascimento, de 36 anos. Na madrugada de sábado foi encontrado no Sítio Caboré já no perímetro urbano de Nova Olinda o corpo de Francisco Cordeiro de Matos, de 23 anos, que trabalhava com gado e era apelidado por “Colorau”. 

Ele residia na localidade onde foi encontrado e foi visto bebendo com uns homens na noite de sexta-feira. O cadáver estava crivado de balas, sendo duas delas na cabeça e outra no peito esquerdo. Na noite de sábado, João Maria de Lima, de 36 anos, que residia na Rua José de Alencar (Romeirão), foi morto com três tiros de revólver, sendo dois na cabeça e outro nas costas, quando saia do Bar da Zuleica na Rua das Flores (Santa Tereza) em Juazeiro. 

Os autores foram dois homens em uma Saveiro de cor prata. A vítima bancava jogo de caipira no mercado do Pirajá e respondia por homicídio, porte ilegal de arma, furto, formação de quadrilha, desacato e mais três inquéritos por exploração de jogo de azar. Já por volta das 19h30min deste domingo, a jovem que trabalhava como recepcionista de uma loja de informática em Brejo Santo, Maria Maiara Viana da Silva, de 20 anos, morreu em conseqüência de acidente de trânsito. 

Ela residia na Vila Cabaceiras naquele município e pilotava uma moto pela BR-116, imediações de um motel, quando bateu na lateral de uma caminhonete D-20. O marido dela trafegava na garupa e escapou ileso, enquanto a jovem ainda foi socorrida para o Hospital Geral de Brejo Santo aonde já chegou sem vida. O motorista da D-20 fugiu, mas a polícia localizou e recolheu para a Delegacia o veículo do mesmo que se encontrava estacionado à porta de sua casa na zona rural. 

Antes, a colisão entre uma Pick-up Saveiro Cross de placas EQO-1740, inscrição de São Paulo, e uma moto Honda CG 125 Titan Ks, de cor vermelha e placa HXC-2785, inscrição do Ceará, resultou na morte de dois jovens no final da  tarde deste domingo no Km 460 da CE-060. O acidente ocorreu à altura do Sítio Malhada do Juá (Distrito de Calabaça) na zona rural de Várzea Alegre aonde morreram o agricultor Bruno Juan Oliveira Sousa, de 22, e o estudante Francisco Igor Costa de Lima, de 15 anos, residentes no Sítio Mocotó em Várzea Alegre. 

Ambos procediam do açude de Granjeiro e Bruno teria invadido a contramão de direção enquanto pilotava a moto causando a colisão. O comerciante Jocel Alves Correia, de 60 anos, residente em Juazeiro do Norte, dirigia a Saveiro e ainda tentou evitar o acidente, mas não houve tempo. Já Francisco Alysson dos Santos Souza morreu no Hospital Regional do  Cariri em conseqüência de acidente de trânsito, mas o Instituto Médico Legal (IML) não sabe ainda em qual cidade. 

Outros dois corpos chegaram na madrugada desta segunda-feira. Por volta das 02h30min um ex-presidiário identificado apenas pelo apelido de Pernambuco, de aproximadamente 35 anos, foi assassinado com cinco tiros de revólver na Rua Antonio Cândido (PROURB) em Barbalha. Ele foi atingido duas vezes na cabeça, duas nas costas e uma no braço esquerdo. O autor foi um homem que fugiu em uma moto. Finalmente, o corpo de Roberto Barreto Matos, de 22 anos, veio de Araripe, como vítima fatal em acidente de trânsito.