Mais de mil casos de dengue são registrados em uma semana em MT

Cuiabá lidera lista de notificações com 10.200 casos registrados e 5 mortes.

A secretaria estadual de Saúde registrou 1.061 casos de dengue somente em uma semana, entre 2 a 9 de agosto deste ano, em todo o estado. Os dados se referem a um levantamento semanal feito pelo órgão, que apontou também que no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (9), o número de notificações chegou a 34.483 casos.

Desse total, 115 foram notificados como casos graves de dengue e 17 mortes registradas, sendo 13 confirmadas e quatro em investigação, conforme a secretaria. Cuiabá registrou 10.200 casos de dengue, sendo 55 considerados graves. Em Várzea Grande, região metropolitana, a notificação é de 2.089 casos da doença, sendo 19 graves. O município de Sinop, localizado a 503 km da capital, aparece em segundo lugar no número de notificações com 4.519 casos, sendo nove com gravidade. Em Rondonópolis, distante 243 km, o registro é de 1.177 casos, sendo um grave.

Em relação ao mesmo período do ano passado, de 1º a 9 de agosto, foram notificados 7.891 casos, sendo 1.073 em Cuiabá e 292 casos em Várzea Grande. Já o município de Sinop registrou 1.493 casos e Rondonópolis 292.

Os municípios que registraram mortes por conta da doença foram Cuiabá (5), Sinop (3), Aripuanã (1), Sorriso (1),Tangará da Serra (1), Nortelândia (1), Várzea Grande (1).Os municípios que ainda apresentam óbitos em investigação são Campo Novo dos Parecis, Jaciara, Vila Bela da Santíssima Trindade e Planalto da Serra, com uma morte, respectivamente.

Prevenção

Medidas simples de prevenção e que devem ser tomadas pela população podem reduzir o número de casos de dengue em todo o estado. A população deve manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.