Iguatu. Agora ficou mais fácil para os candidatos fazerem o teste teórico para obterem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em cidades do Interior do Ceará. A realização diária de prova eletrônica de legislação diante do computador já é uma realidade nas 11 unidades regionais de atendimento do Detran. Com isso, todo o Estado passou a ser atendido com esse novo processo, implantado neste ano, a partir de janeiro e finalizado na semana passada.
A sala de teste de legislação, para obter a Carteira Nacional de Habilitação, no Detran de Iguatu, está sempre lotada, do período das 12 às 15 horas. Os candidatos gostaram da nova prova, que é mais rápida
Os candidatos podem realizar a prova, diariamente, nas unidades regionais Juazeiro do Norte, Tauá, Crateús, Russas, Morada Nova, Iguatu, Quixadá, Itapipoca, Sobral e Tianguá, além de Fortaleza, na sede do Detran no bairro Maraponga.
Anteriormente, o processo era demorado. Os candidatos precisavam aguardar uma determinada data, quando uma comissão viajava para as cidades com o objetivo de aplicar as provas teóricas e práticas. A quantidade elevada de inscritos ocasionava transtornos, demora e, ainda, cansaço.
Agora, com a novidade, os candidatos respondem no tempo médio de 60 minutos as 40 questões da prova. A resposta é dada de imediato. Ao concluir a prova, o candidato sabe se foi aprovado ou não. As questões abordam temas sobre legislação, sinalização, noções de cidadania, de primeiros socorros e de mecânica de veículos. Depois de se prepararem em curso oferecido por autoescola, o candidato já pode fazer a prova de imediato, sem tempo a perder.
Nas Unidades de Iguatu, Crateús, Russas, Morada Nova, Tianguá, Itapipoca, Tauá, Crateús e Quixadá os candidatos podem comparecer às sedes regionais, das 12 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, e realizar a sua prova. A entrada na sala é por ordem de chegada. Nas Unidades Regionais de Sobral e Juazeiro do Norte, por concentrarem Municípios com maior número de habitantes, o acesso dos candidatos é das 8 às 15 horas, também por critério de chegada.
Aprovação
A partir do novo sistema eletrônico, as unidades regionais estão atendendo o dobro de candidatos em comparação com o processo anterior de prova escrita, com a frequência bimestral. Além do crescimento do número de candidatos, aumentou também o percentual de aprovação: de 50% para 60%, segundo levantamento do Detran.
Esse novo sistema trouxe economia para o Estado, pois não há mais despesas com o envio de equipes volantes aos municípios (eram pelo menos quatro por semana) para aplicar as provas. Mensalmente, o Detran emite uma média de nove mil novas CNHs em todo o Estado. Somente no ano passado, quase 100 mil pessoas obtiveram a sua primeira habilitação.
O teclado é diferente do padrão e apresenta somente as letras das opções do teste (A, B, C, D), tecla para confirmar, retornar ou corrigir. "Não só para os jovens ficou mais fácil", disse o supervisor local do Detran, Clidenor Teixeira Filho. "Em relação ao teste no papel, o sistema eletrônico é mais seguro, rápido e o candidato pode corrigir e mudar de opção".
A sala de aplicação da prova em Iguatu permanece lotada no período das 12 às 15 horas. Os candidatos não apresentam dificuldades em usar o computador para resolver as questões propostas. "Achei fácil, não tive problemas", disse o comerciário, Erick Oliveira, que tenta obter a habilitação para moto. "Consegui atingir o perfil exigido com folga".
A estudante Camile Araújo também foi outra candidata que obteve aprovação. "Tenho computador em casa e não tive dificuldade em manusear e responder as perguntas por que estava preparada", contou.
"Achei prático". O pedreiro José Filgueiras precisou de orientação do fiscal como usar o equipamento, mas não foi aprovado. "Vou me preparar melhor", disse. "Na próxima vez, quero passar", afirmou.
Conquista
10% foi o índice de aumento de aprovação entre os candidatos com o novo sistema de prova por computador realizado para obter a CNH.
Mais informações:
Detran - Ceará
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Telefones: (85) 3101.5813 e 3101.5819