LANCEPRESS!
São Paulo (SP)
Vitória para embalar em pleno sábado à noite. Com gols de Bruno Mineiro e Ananias, a Portuguesa bateu o Figueirense por 2 a 0 no Canindé e se afastou de vez do risco do Z4 do Brasileirão. A equipe de Geninho chegou a sua quarta vitória na competição - segunda consecutiva. Já os catarinenses seguem na lanterna do campeonato, em crise após a oitava derrota em 14 jogos.
As duas equipes voltarão a campo na quarta-feira. Pela 15ª rodada, a Portuguesa enfrentará o Bahia, no Pituaçu, às 20h30. O Figueirense recebe o Flamengo, às 21h50.
PORTUGUESA DOMINA, MAS ERRA DEMAIS
Em um jogo de pouca qualidade técnica, a Portuguesa tentou impor seu ritmo de jogo na base dos passes em velocidade. A primeira chance veio em jogada de Léo Silva, que Bruno Mineiro foi travado. Em seguida, foi a vez de Luis Ricardo receber a bola e dar chute rasteiro, que balançou o lado de fora da rede.
Confiando na qualidade dos passes de Guiherme Lazaroni e Pittoni para o ataque, Hélio dos Anjos viu o poder de fogo do Figueirense se limitar às tentativas de lançamento para Caio. O time de Geninho só se assustou em arrancada de Lazaroni, que, diante de Dida, chutou à direita.
Enquanto isto, a Lusa seguiu tendo oportunidades. Ananias aproveitou erro de Guilherme Lazaroni para exigir defesa de Ricardo, e Léo Silva mandou um chute venenoso que passou perto do gol do Figueira. Em seguida, Marcelo Cordeiro recebeu passe de Héverton, mas também não conseguiu aproveitar, e o placar seguiu em branco.
BRUNO MINEIRO GARANTE A VITÓRIA
Logo com dois minutos, o Figueirense mostrou os erros de sua defesa. Em bola recuada na fogueira para Ricardo, o goleiro foi obrigado a dividir com Ananias. Na sobra, a pelota quase parou na rede. Três minutos depois, o mesmo Ananias arriscou de fora da área, mandando à esquerda do gol do Figueira.
Só que, aos 10 minutos, a Lusa encontrou o caminho do gol. Marcelo Cordeiro cobrou falta. Ricardo espalmou e, na sobra, Bruno Mineiro, sozinho, mandou para a rede. O gol empolgou o time de Geninho, que teve novas oportunidades em chute de fora da área de Moisés, que passou rente à trave, e em cabeçada de Bruno Mineiro.
Aos 16, Héverton tentou lançamento para Bruno Mineiro, mas a zaga catarinense travou. Hélio dos Anjos tentou responder, ao deixar o time mais ofensivo: Pittoni saiu para a entrada de Aloísio. Em sua primeira participação, o atacante obrigou Dida a se esticar para espalmar.
O time de Santa Catarina conseguiu boa jogada entre Loco Abreu e Guilherme Santos, que foi parada por Dida. Mas sua reação terminou aos 24 minutos. O lateral-esquerdo Guilherme Santos deu uma entrada em Ananias no meio de campo e foi expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci. A equipe paulista administrou a vantagem e teve chances em bomba de Marcelo Cordeiro e cabeçada de Valdomiro. O último ato da equipe catarinense foi o chute de Júlio César em cobrança de falta, que passou por cima do travessão.
O golpe de misericórdia da Lusa veio aos 40 minutos. Moisés serviu Ananias. O camisa 7 driblou o zagueiro e, na saída de Ricardo, tocou no canto esquerdo do gol do Figueirense.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2x0 FIGUEIRENSE
Local: Canindé, São Paulo (SP)
Data/hora: 5/8/2012 - 21h (de Brasília)
Arbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (FIFA-PE) e Vânderson Antônio Zanoti (PE)
Cartões amarelos: Anderson Conceição, Aloisio, Loco Abreu (FIG).
Cartão vermelho: Guilherme Santos (FIG).
Gols: Bruno Mineiro, 10/2T (1-0), Ananias, 40/2T (2-0)
PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Moisés e Héverton (Boquita, 23/2T); Ananias e Bruno Mineiro (Rodriguinho, 43/2T). Técnico: Geninho.
FIGUEIRENSE: Ricardo; Doriva, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Túlio (Coutinho - intervalo), Jackson, Guilherme Lazaroni e Pittoni (Aloisio, 13/2T); Caio (Júlio César, 32/2T) e Loco Abreu. Técnico: Hélio dos Anjos.