xFogo no lixão tem gerado uma série de reclamações por parte da população barbalhense, principalmente partindo das comunidades Vila Santo Antônio, Conjunto Nova Esperança, Bairro Bela Vista. Bairro Santo André e Bairro Cirolandia, mas, também é notório a reclamação de moradores de outros bairros por exemplo, Rosário e Alto do Rosário também sofre as consequências, e quando os ventos estão fortes a situação é complicada até mesmo no centro da cidade, algumas vezes isso já tem acontecido.
No primeiro dia deste mês de agosto, quarta-feira, por volta das 19: 00H, uma nuvem escura de fumaça era soprada pelos ventos cruzando os bairros já citados causando problemas respiratórios para crianças e idosos.
Sobre o fogo no lixão municipal que fica as margens da rodovia CE-060 Barbalha/Jardim, enfrente a empresa Icapuí, no local catadores de lixo explicam que a queima é feita para se aproveitar materiais como alumínio, bronze e cobre, que são vendidos posteriormente com melhor preço para os compradores desse tipo de material.
A fumaça negra tóxica que se espalha sobre a cidade jogada no ar pelo fogo no lixão causa vários problemas para a população e também para o meio ambiente.
Esse fogo no lixão é um problema que se arrasta há décadas, o solo, o ar, o meio ambiente, a pouca mata no entorno do lixão são afetados de forma direta, sem se falar no grande número de pessoas que se sente sufocadas com a fumaça negra do lixão municipal.
PROVIDÊNCIAS?
Quando o problema terá uma solução é difícil de um raio-x concreto por diversas razões, fazer um aterro sanitário sozinho o município não tem condições financeiras, a saída é um aterro sanitário consorciado entre os municípios da região, mas, esse projeto está em andamento aguardando definições que dependem de uma séria de ajustes entre os próprios municípios e o estado.
Projeto esse que parte da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, várias reuniões já foram realizadas entre prefeitos e a pasta estadual que tem a frente o secretário Camilo Sobreira de Santana, mas, apesar dos esforços até o presente momento o martelo ainda não foi batido.
O governo estadual garante os recursos para a construção do aterro sanitário, todos os municípios querem se livrar do lixão, porém, qual município que quer ficar o aterro sanitário?
Silva Neto