Geisa Coutinho e Joelma Sousa não passaram das eliminatórias nos 400m rasos feminino.
As brasileiras precisavam chegar nas três primeiras posições em suas respectivas baterias para alcançarem as semifinais, mas falharam. Geisa ficou em quinto em sua tomada de tempo, enquanto Joelma bateu na trave, com um quarto lugar. As duas atletas voltarão à pista do Estádio Olímpico de Londres para disputar o revezamento 4x400m.
Nesta sexta-feira, Estados Unidos e Jamaica tiveram o melhor desempenho nos 400m. Cada país classificou três atletas para a próxima fase, marcada para as 16h05m (horário de Brasília) de sábado. Francena McCorory, DeeDee Trotter e Sanya Richards-Ross serão as representantes americanas, enquanto Novlene Williams-Mills, Rosemarie Whyte e Christine Day defenderão o país caribenho. A mais rápida no geral, no entanto, foi Amantle Montsho, de Botswana.
Geisa disputou a primeira bateria. Largou bem, mas na segunda metade da prova perdeu fôlego e viu as rivais a ultrapassarem com facilidade. Cravou 53s43 e foi apenas a quinta colocada na bateria - seria a 32ª no geral -, vencida pela americana Francena McCorory, com 50s78.
Joelma correu na sexta bateria e perdeu a vaga nas semifinais por 34 centésimos. A maranhense completou a distância em 52s69. As vagas desta chave ficaram com a jamaicana Novlene Williams-Mills (50s88), a ucraniana Nataliya Pyhyda (51s09) e a italiana Libania Genot (52s13).