Judoca brasileira derrotou Marhinde Verkerk por ippon. País soma três medalhas na modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres
Judoca número um do mundo na categoria meio-pesado (até 78kg), Mayra Aguiar, que completará 21 anos nesta sexta-feira, conquistou sua primeira medalha olímpica na carreira. Nesta quinta-feira, a vice-campeã mundial em Tóquio-2010 e medalha de bronze em Paris-2011 ganhou o bronze ao derrotar a holandesa Marhinde Verkerk, por ippon.
- Quero agradecer todo mundo, tive muitos altos e baixos. Felizmente consegui chegar até aqui e levar a medalha. Eu estava bem preparada para conseguir o ouro, mas nem tudo dá certo. Mas consegui me reerguer - afirmou Mayra, revelando que, após a derrota na semifinal, conversou com o ex-judoca Aurélio Miguel, ouro em Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996.
Ele me disse: "Você não vai sair daqui sem nada". Isso me deu motivação para entrar e buscar a vitória a qualquer custo.
Com o resultado, o judô brasileiro faz em Londres sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos. Além da conquista da Mayra, o Brasil ganhou na capital da Inglaterra o ouro com Sarah Menezes e o bronze com Felipe Kitadai, ambas as medalhas na categoria ligeiro.
Mayra, que estreou em Jogos Olímpicos em Pequim-2008 aos 17 anos, não teve a menor dificuldade para derrotar a adversária. Faltando 3m31s para o fim, a brasileira aplicou um ippon, o golpe máximo do judô, e garantiu sua vitória.
Com isso, Mayra chega a 15 vitórias e apenas uma derrota na temporada. O único revés aconteceu nesta quinta-feira, na semifinal, quando a brasileira acabou derrotada pela americana Kayla Harrison. Em 2012, Mayra foi campeã no Masters de Almaty (CAZ), no Grand Slam de Paris (FRA) e no Campeonato Pan-Americano de Montreal (CAN).