Torta de Maracujá

Torta de Maracujá da boleira Cleide Correa — Foto: Sonia Schneiders/Gshow

Assim como a personagem Maria da Paz, interpretada por Juliana Paes em ‘A Dona do Pedaço’, a boleira Cleide Correa ganha a vida vendendo bolos deliciosos; aprenda a receita

O É de Casa deste sábado, 16/11, mostrou a história da boleira Cleide Correa que, assim como a personagem Maria da Paz (Juliana Paes) em A Dona do Pedaço, é famosa no Rio de Janeiro por seus quitutes. Muitas pessoas conhecem a Dona Cleide como a Maria da Paz da vida real. Aprenda o passo a passo da Torta de Maracujá, uma das especialidades da boleira.

Torta de Maracujá da boleira Cleide Correa

Ingredientes – Massa

200 mililitros de leite

1 colher de sopa de margarina

6 ovos

2 xícaras de chá de açúcar

3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada

1 colher de sopa de fermento químico em pó peneirado

Ingredientes – Recheio

175 mililitros de suco de maracujá concentrado

1 lata de leite condensado

200 gramas de creme de leite em caixinha

25 gramas de pó para bebida de maracujá

1 pacote de gelatina em pó sem sabor hidratada em 5 colheres de sopa de água e derretida

500 mililitros de preparo para creme tipo chantilly

Ingredientes – Calda Rala

150 miligramas de suco de maracujá concentrado

Leite condensado a gosto

Ingredientes – Montagem

Meia xícara de chá de polpa de maracujá

3 colheres de gel de brilho

Corante em gel amarelo damasco a gosto

500 mililitros de preparo para creme tipo chantilly batido

Torta de Maracujá da boleira Cleide Correa

Modo de Preparo – Massa

Numa panela em fogo médio, coloque o leite, a margarina e deixe derreter. Apague o fogo e reserve.

Na batedeira, coloque os ovos, o açúcar e bata por 10 minutos. Desligue a batedeira e incorpore com uma espátula a farinha de trigo, o fermento e o leite aquecido com manteiga até ficar homogêneo. Distribua em uma forma de fundo falso untada, enfarinhada e forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180 graus Célsius por 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Retire as cascas do bolo com uma faca, e corte em 2 partes no sentido da largura. Reserve.

Modo de Preparo – Recheio

No liquidificador, coloque o suco de maracujá concentrado, o leite condensado, o creme de leite, o pó para bebida de maracujá e bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo. Ainda com o liquidificador ligado, adicione a gelatina hidratada e derretida e continue batendo por 30 segundos. Transfira para uma tigela bem grande, leve à geladeira por 10 minutos e reserve.

Na batedeira, coloque o preparo para creme tipo chantilly e bata até ficar em ponto de chantilly. Desligue a batedeira e reserve.

Retire o creme de maracujá da geladeira e bata com um batedor de arame. Incorpore aos poucos o chantilly batido. Reserve.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: