Marte em imagem feita pelo telescópio espacial Hubble em 18 de julho de 2018 (Foto: NASA, ESA, and STScI)

Marte atinge ponto mais próximo da Terra em 15 anos nesta terça-feira

Desde 2003, planeta vermelho não ficava tão próximo à superfície terrestre. A olho nu, contudo, não será muito diferente do que foi visto no eclipse lunar de sexta-feira (27), explica astrônomo.

Por G1

Desde o eclipse lunar na sexta-feira (27), Marte tem sido um fenômeno à parte, com sua proximidade em relação à Terra. Nesta terça-feira (31), a atração continua — com o planeta atingindo o ponto mais próximo da Terra em 15 anos. Desde 2003, explicam astrônomos e entidades, Marte não chegava tão próximo aos “terráqueos”.

A Nasa, agência espacial americana, informa que Marte estará a 57,6 milhões de quilômetros da Terra, e ficará visível por toda a noite a olho nu. Em 2003, a distância foi ainda menor, com os dois planetas contabilizando 56 milhões de quilômetros de distância entre eles.

Na prática, Marte vai parecer uma estrela brilhante vermelha, como foi na noite do eclipse lunar quando estava ao lado da Lua, explica o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos.

“Basta olhar para o leste no começo da noite. Marte é a ‘estrela’ avermelhada e brilhante”– Gustavo Rojas, astrônomo.

Apesar de estar num ponto mais próximo, não vai dar para notar muita diferença de Marte em relação ao eclipse lunar de sexta-feira (27), explica Rojas.

“Vai dar pra ver normalmente, como tem sido nas últimas semanas, basta olhar para o céu”, diz o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. “Quem viu o eclipse na sexta-feira, e observou Marte ao lado da Lua, não vai mudar muito visivelmente”, diz.

Rojas explica que Marte muda sua posição em relação à Terra porque sua órbita é a mais elíptica de todos os planetas. “Sua distância do Sol varia mais. Isso causa essa diferença de distância da Terra”, explica o astrônomo.

Já em meados de agosto, segundo a Nasa, Marte ficará mais “fraco” na medida em que Marte e Terra se afastarem um do outro em suas órbitas ao redor do Sol.

A agência americana estima que a próxima aproximação de Marte da Terra seja em 6 de outubro de 2020.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *