Em Fortaleza, médicos da Santa Casa paralisam atendimento

Médicos querem ainda que Santa Casa pague o reajuste do SUS.

Do G1 CE

Os médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia, de Fortaleza, pararam atividades na manhã desta sexta-feira (12). Nesta manhã, não foram realizados atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas. “Foram atendidos apenas os pacientes em tratamento de câncer”, afirma Tarcísio Dias, diretor do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.

Os profissionais querem o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), os salários de novembro e deste ano, segundo Dias. Os médicos ainda não receberam nenhum salário referente a 2013. “Apesar do atraso deste ano, nossa dificuldade é o mês de novembro. Só recebemos dezembro”, disse.

A decisão de parar as atividades foi tomada em assembleia da categoria realizada na última segunda, no último dia 8. Ao todo, 60 médicos cirurgiões estão parados e afirmam que só voltarão quando o impasse for resolvido. As Autorizações de Internamento Hospitalar não serão emitidas enquanto durar a paralisação.

Santa Casa
O hospital faz parte da rede de instituições filantrópicas que atuam em parceria com o SUS. O Governo Federal paga por cada intervenção realizada nos pacientes da rede pública. No geral, o déficit é de 40%, ou seja, para cada R$ 100,00 gastos a Santa Casa recebe R$ 60,00.

Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Fortaleza informou que entende a reivindicação da Santa Casa referente ao valor pago pela tabela do SUS e esclarece que a Presidência da República, por meio do Ministério da Saúde, está estudando novo reajuste para a tabela.