Venda de bovinos para abate é proibida em Porto Walter

Doença foi transmitida por morcegos,

Francisco RochaDo G1 AC

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) proibiu a venda de bovinos para abate em 36 propriedades do município de Porto Walter (AC), depois de um surto de raiva transmitida por morcegos. A doença matou quase 100 animais no início do mês de março, em quatro fazendas.

O médico veterinário Luiz Leite visitou os locais e orientou que todos os pecuaristas da região vacinassem seus rebanhos, não só contra a Febre Aftosa, mas também contra a raiva e o carbúnculo.

O diretor do Idaf no Acre, Jefeson Cogo, explicou que a determinação do órgão em suspender a venda de animais para abate destas propriedades atingidas é para garantir a saúde da população. Segundo o diretor, a vigilância sanitária do estado também está fiscalizando a comercialização da carne no município.

Cogo disse que em Porto Walter os criadores estão seguindo as orientação do Idaf, e vacinando os animais contra a raiva. Ele afirma que só haverá imunização do rebanho após a segunda dose da vacina que é feita em um prazo de 20 dias.