\'Tomei um susto\', diz homem que viu bebê abandonado em caixa de sapato

Policiais resgataram criança, que foi levada para maternidade.

Do G1 BA, com infomações da TV BA

Um homem diz ter presenciado o momento em que duas jovens deixaram um bebê recém-nascido, dentro de uma caixa de sapatos, em um ponto de ônibus do bairro do Lobato, no subúrbio de Salvador.

A testemunha, que prefere não se identificar, relatou que a criança, que é um menino, foi deixada em cima de um banco do abrigo do ponto de ônibus, na noite de sexta-feira (22). Ele disse que acionou a polícia logo depois de ter aberto a caixa e ver o bebê.

“Eu tomei um susto. O polícia, quando destampou [a caixa], que viu, largou assim. Aí o outro [policial] fez: destampa, destampa, destampa”, disse.

Segundo a testemunha, as duas jovens que abandonaram o bebê chegaram ao local quando o ponto ainda estava cheio e esperaram um tempo para deixar a caixa com a criança. “O ponto foi esvaziando e elas duas ficou [sic.]. Aí, só ficou eu ali. Aí [as jovens] ficou [sic.] mais ou menos uns cinco a seis minutos ainda sentada. Elas pegaram uma van para a Baixa do Fiscal”, relatou.

O tenente Ezequiel Pereira, da Operação Gêmeos, da Polícia Militar, comandou a guarnição que resgatou o bebê. Neste sábado (23), o policial foi visitar a criança na maternidade. “Graças a Deus, ele goza de uma boa saúde e nos deixou bastante felizes. Para mim, com 16 anos de polícia, acho que nenhuma ocorrência me causou tanta felicidade, tanto orgulho de ser policial militar”, afirmou.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o bebê permanece internado na semi-UTI da maternidade Albert Sabin, em Salvador. O menino pesa cerca de 1,5 kg e está em observação. O estado de saúde é estável.

O caso
Um bebê recém-nascido, do sexo masculino, foi encontrado abandonado em um ponto de ônibus no bairro do Lobato na noite de sexta-feira (22), informou a Polícia Militar. Por volta das 21h, os policiais da Operação Gêmeos localizaram a criança ainda com cordão umbilical e parte da placenta em uma caixa de papelão. De acordo com a polícia, o ponto de ônibus fica perto de uma fábrica.

O bebê foi levado para o Hospital do Subúrbio e transferido, na manhã deste sábado (23), para a maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras.

O caso de abandono foi registrado no Juizado da Infância e da Juventude, que acompanha a recuperação do recém-nascido junto às unidades de saúde. Não há informações sobre os responsáveis pela criança.