Vitória terá 'Dia D' de combate ao mosquito da dengue

Em bairros maiores, quase 10 mil casas devem ser benefíciadas.

Com a chegada do verão, aumentam os riscos de proliferação do mosquito da dengue, em diversos pontos da capital do estado. Sendo assim, para alertar os moradores de Vitória, começa na próxima terça-feira (16), a campanha 'Dia D', em combate a doença, realizada pela Secretaria de Saúde do município. Segundo a prefeitura da cidade, a ação vai atender 11 bairros que possuem mais focos do mosquito.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, na campanha, cada bairro vai receber uma ação de recolhimento do lixo deixado pelos moradores. Segundo a nova gestão da cidade, o objetivo é eliminar os possíveis locais, como recipientes descartáveis, garrafas de plástico, e latas, onde os mosquitos podem se desenvolver. Além disso, ralos, caixas d'água, pratos de plantas, calhas, tanques e lajes também vistoriados.

Todo o trabalho vai ser feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em conjunto com a população. Com isso, a prefeitura informou que conta com a ajuda dos moradores, dos líderes comunitários e comerciantes para um verdadeiro mutirão.

No primeiro dia de campanha, as intervenções de eliminação de focos e mobilização vai anteder as regiões de Bela Vista e Grande Maruípe, que compreendem os bairros Itararé, da Penha e Bonfim. Já na quarta-feira (17), as atividades se estendem aos bairros Estrelinha, São Pedro I e Santa Tereza.

E no dia 22, será a vez dos bairros Nova Palestina, Resistência e Jardim Camburi. A Prefeitura de Vitória também explicou que nos territórios maiores, vão ser beneficiadas cerca de nove mil casas e, nos menores, dois mil residências.