Secretários de Saúde dos Estados do Nordeste se reúnem em Fortaleza

Por: Redação Web

Os secretários de Saúde dos Estados do Nordeste participaram, nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, de um encontro que irá discutir sobre a situação da seca no Nordeste e as repercussões para o setor saúde. 

A gerente do Núcleo de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, irá apresentar o quadro da seca no Estado.

Durante o encontro, será discutida a judicialização da saúde, quando as decisões judiciais obrigam os entes governamentais a fornecerem medicamentos que não estão na tabela do Ministério da Saúde, ou a executarem procedimentos médicos.

No Ceará, os gastos para atender mandados judiciais de medicamentos passaram de R$ 45.861.717,25, em 2011, para R$ 53.262.090,80, em 2012.

A principal causa de processos judiciais para o fornecimento de medicamentos no Ceará é para tratamentos oncológicos, principalmente de câncer de pulmão e de colo retal.

A expectativa da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf), da Sesa, é de redução dos gastos com a judicialização da saúde em 2013 no Estado, com a incorporação do Trastuzumabe, para tratamento de câncer de mama.

No final da reunião, será aprovada a Carta do Nordeste, sobre as repercussões da seca no setor saúde. O documento será entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à presidente Dilma Rousseff.