Brasil tem que lutar contra \'todo tipo de discriminação\', diz Dilma na Bahia
Ela disse que país usou crescimento para melhorar padrão de vida.
Do G1, em Brasília, e do G1 BA
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (5), na Bahia, que o Brasil precisa lutar contra "todo tipo de discriminação".
Ela fez a declaração durante o discurso de inauguração da Arena Fonte Nova, em Salvador, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014. O estádio também receberá, em junho deste ano, três jogos da Copa das Confederações, um dos quais entre Brasil e Itália.
"Hoje somos uma democracia consolidada. Uma democracia que cresce e compartilha os frutos desse crescimento com todos os cidadãos deste país. Uma democracia que respeita a diversidade, que é contra a discriminação", disse Dilma, ao destacar que, quando foi sede da Copa do Mundo em 1950, o Brasil não era uma democracia consolidada.
"Somos um país que sabe que, se é capaz de lutar contra a discriminação da pobreza, tem que ser capaz de lutar contra todos os tipos de discriminação. E aí vou enfatizar a questão do acesso das cotas raciais e sociais.", completou a presidente.
A presidente destacou a diversidade cultural e étnica do Brasil com uma referência aos dois principais rivais do futebol baiano - Bahia e Vitória.
“Nós fizemos um país diferente do mundo, em que todas as etnias, todos os credos, todas as filiações conseguem viver em paz, da mesma forma o Bahia e o Vitória.”
Ao lado do governador da Bahia, Jacques Wanger (PT), e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), Dilma afirmou ainda que o Brasil é o país que melhor soube usar crescimento econômico para melhorar o padrão de vida da população.
"Este país só é respeitado no cenário internacional porque se respeita. Talvez sejamos o país que melhor usou o crescimento econômico para elevar o padrão de vida da população. Eu tenho certeza que neste ano e no ano que vem vamos dar um show de bola", disse.
Estádio
Ao falar sobre a Arena Fonte Nova, Dilma disse que o Brasil está mostrando que é “insuperável” dentro e fora do campo de futebol. “Dá orgulho olhar para esse estádio e ver que estamos superando as expectativas. De fato somos um país conhecido como insuperável ali no campo, mas estamos mostrando que somos insuperáveis fora do campo.”
A presidente disse que o país demonstrará “qualidade” ao sediar campeonatos internacionais como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
“Somos capazes, e os trabalhadores merecem nossa homenagem. Somos capazes, e o Brasil dará imensa qualidade à Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, nas disputas futebolísticas.”
Para a presidente, os estádios e arenas multiuso construídos para a Copa do Mundo representarão qualidade de vida para a população, que poderá usar os espaços também para atividades culturais.
A presidente Dilma Rousseff ao lado do governador Jaques Wagner (esq.), do ministro Aldo Rebelo (de amarelo) e do prefeito de Salvador, ACM Neto (dir.) na inauguração da Arena Fonte Nova (Foto: Roberto Stuckert / PR)
Dilma ao lado do governador Jaques Wagner, a presidente chuta bola na inauguração da Arena Fonte NovNova, em Salvador (Foto: Divulgação / Governo do Estado)
Comentários