Vereador do PDT diz que petistas ligaram para prefeitos cearenses pedindo apoio para Izolda

Segundo Ciro, o projeto político no Estado "está ameaçado"

Autor Vítor Magalhães 

Júlio Brizzi é líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza(foto: Divulgação) 

A disputa interna do PDT é protagonizada pela governadora Izolda Cela, preferida pelo ex-governador Camilo Santana (PT) e outros partidos da base, e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, apoiado por Ciro e parte dos pedetistas 

O vereador de Fortaleza Julio Brizzi (PDT) foi às redes sociais, neste sábado, 9, expor suposta ação de petistas que estariam agindo para angariar apoio de prefeitos cearenses para a nomeação da governadora Izolda Cela (PDT) como representante do governismo a disputar a reeleição em outubro.

 “Notícias inacreditáveis que chegam. A articulação política do Governo do Estado, liderada por pessoas do PT, ligando pros prefeitos ‘pedindo’ que anunciem apoio a Izolda do PDT. ‘Camilo fez isso e aquilo pelo município e ficará feliz se vc declarar apoio a Izolda’. Surreal!”, escreveu o parlamentar pedetista ligado ao ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, principal rival interno de Izolda na disputa pela vaga. 

Embora tenha denunciado a suposta ação, Brizzi, de início, não deu detalhes ou citou nomes envolvidos na eventual prática. O POVO entrou em contato com o parlamentar e com lideranças petistas para ouvi-los sobre o tema e aguarda retorno.

Em seguida, Brizzi fez outra postagem mostrando que o perfil da Prefeitura de Potiretama chegou a publicar, em uma rede social, uma mensagem de apoio à candidatura de Izolda Cela. "Este aqui colocou logo foi na página oficial da Prefeitura. Pelo visto, infelizmente, as péssimas notícias tem cabimento", lamentou.

O POVO verificou os perfis das redes sociais da Prefeitura de Potiretama, mas a postagem citada pelo pedetista foi apagada.

Também neste sábado, parlamentares petistas saíram em defesa do ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) após o ex-ministro e pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) questionar se o ex-gestor ainda é aliado do PDT no Estado. Os deputados José Airton e Acrísio Sena e a vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar foram alguns dos nomes quese solidarizaram como correligionário.

Segundo Ciro, o projeto político no Estado "está ameaçado". Ele chegou a dizer que Lula está se acertando com o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e "pegou" Camilo após prometer cargo em Ministério, caso eleito.

"Tá ameaçado o nosso projeto hoje (...) o Lula é tão irresponsável que tá lá se acertando com o Eunício (Oliveira, ex-senador) não sei o que e tal, e já pegou o (ex-)governador de lá (Camilo Santana-CE), já prometeu que vai ser ministro, que era nosso aliado, ou é nosso aliado, ainda não sei direito", afirmou Ciro em entrevista ao podcast Avesso nesta semana.

A disputa interna do PDT é protagonizada por Izolda, preferida pelo ex-governador Camilo, alas petistas e outros partidos da base, e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, apoiado por Ciro e parte dos parlamentares pedetistas. Nesta semana, os dois pré-candidatos tornaram-se pivô de acirramento entre setores do PDT e aliados, com declarações públicas de apoio e acusações se intensificando.

A escolha do candidato do PDT deve ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, data estipulada pela Justiça Eleitoral para realização das convenções partidárias, eventos nos quais as legendas oficializam candidaturas e alianças para o pleito de cada ano eleitoral.

Com informações do colunista Carlos Mazza

https://www.opovo.com.br/eleicoes-2022/2022/07/09/vereador-do-pdt-diz-que-petistas-ligaram-para-prefeitos-cearenses-pedindo-apoio-para-izolda.html