Eleições no AC, 41 impugnações inclui candidata a vice de Tião Viana, no ACRE.

O Ministério Público Eleitoral (MPE-AC) divulgou, nesta sexta-feira (11), a lista de candidatos às eleições de 2014 no Acre, que tiveram as candidaturas impugnadas. No total, 41 candidatos foram impugnados e outros 63 receberam pedido pelo indeferimento de candidatura. A Procuradoria Regional Eleitoral no Acre (PRE-AC) analisou 628 pedidos entre os cargos de governador, vice-governador, senador, deputados estadual e federal, suplentes, além de coligações.

Na lista de candidaturas impugnadas consta ainda o nome de Maria Nazareth Mello De Araújo Lambert, candidata a vice-governadora na coligação Frente Popular do Acre, encabeçada pelo atual governador do Acre, Tião Viana. De acordo com o MPE-AC, ela não teria apresentado documentação comprovando a desincompatibilização.

Ao G1, a candidata disse que seguiu as determinações eleitorais e está pronta para recorrer. "Foi feita a desincompatibilização e apresentada a documentação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Se tiver alguma coisa ainda a esclarecer a gente vai entrar com algum tipo de esclarecimento", comenta.

Segundo a Procuradoria, o restante da lista de candidatos impugnados é formado na maioria por casos de "falta de filiação partidária" ou por candidatos "ficha suja".

Os candidatos que tiveram candidatura impugnada terão sete dias a partir do momento em que forem notificados pela Justiça Eleitoral para recorrer da decisão. Já aqueles que tiverem recebido pedido pelo indeferimento da candidatura terão 72 horas a partir do recebimento da notificação para contestarem. Os casos deverão ser julgados até o dia 5 de agosto pelo TRE-AC.

Yuri MarcelDo G1 AC