Caos climático em Bahía Blanca: cidade na Argentina recebe em um dia chuva esperada para quase um ano
400 milímetros de chuva em cerca de oito horas na sexta-feira (7), o equivalente a 70% do que normalmente cai em um ano.
Por Redação do Um Só Planeta - 10/03/2025
Bahía Blanca: cidade portuária na Argentina afetada por enchentes. — Foto: Reprodução/Youtube
Em um único dia, o município recebeu 400 milímetros de chuva, o equivalente a 70% do que normalmente cai em um ano
Chuvas torrenciais provocaram inundações e destruíram a cidade portuária de Bahía Blanca, localizada ao sul de Buenos Aires, na Argentina. Pelo menos 16 pessoas morreram, mas a Câmara Municipal local disse que é provável que este número aumente pois ainda há dezenas de desaparecidos, incluindo duas irmãs, de 1 e 5 anos.
De acordo com as autoridades, a cidade recebeu 400 milímetros de chuva em cerca de oito horas na sexta-feira (7), o equivalente a 70% do que normalmente cai em um ano.
Javier Alonso, ministro da Segurança da Província de Buenos Aires, disse que foi uma quantidade de chuva "sem precedentes". Ele recordou que, anteriormente, a maior tempestade na cidade ocorreu em 1930, quando foram registrados 175 milímetros. "Esta é quase três vezes maior", salientou.
Desta vez, bairro inteiros ficaram alagados, deixando apenas os telhados das casas visíveis e milhares de desabrigados. Em alguns pontos, o nível da água chegou a dois metros, destruindo pontes e bloqueando estradas, o que dificultou ainda mais os esforços de resgate.
Além disso, o aeroporto local foi fechado até nova ordem, e as autoridades cortaram algumas fontes de eletricidade para reduzir o risco de descarga elétrica. Escolas tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira (10).
Federico Susbielles, prefeito de Bahía Blanca, afirmou em coletiva de imprensa que a reconstrução do município, que tem 350 mil habitantes, não custará menos que 400 bilhões de pesos (aproximadamente R$ 2,1 bilhões).
O governo argentino anunciou a disponibilização de 10 bilhões de pesos (R$ 54 milhões) em ajuda de emergência. Diante da gravidade da situação, também declarou três dias de luto em todo o país pelas vítimas fatais da tempestade, informou o jornal La Nacion – a medida foi oficializada pelo Decreto 178/2025 publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial e estabelece que a bandeira nacional permanecerá a meio mastro em edifícios públicos durante esse período.
https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2025/03/10/caos-climatico-em-bahia-blanca-cidade-na-argentina-recebe-em-um-dia-chuva-esperada-para-quase-um-ano.ghtml
Comentários