Chefe da ONU nomeia Staffan de Mistura novo mediador para Síria
Nos últimos 30 anos, também esteve na Somália, nos Bálcãs e no Nepal,
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou nesta quinta-feira (10) o veterano funcionário da ONU Staffan de Mistura, ex-enviado especial da entidade ao Afeganistão e Iraque, para substituir Lakhdar Brahimi como mediador internacional a fim de buscar um fim para a guerra civil na Síria.
Lakhdar Brahimi renunciou em maio após duas rodadas de negociações sem resultados, quando o conflito completava quatro anos e somava mais de 162 mil mortes.
Ban Ki-moon disse que havia feito 'extensas' consultas, que incluíram autoridades sírias, antes anunciar a confirmação. O chefe da ONU também consultou a Liga Árabe antes de nomear o egípcio Ramzy Ezzedine Ramzy como enviado adjunto para a Síria.
"O enviado especial vai oferecer seus bons ofícios para tentar acabar com a violência e com as violações dos direitos humanos, e promover uma solução pacífica para a crise síria", disse Ban aos jornalistas.
Diplomatas, falando sob condição de anonimato, haviam confirmado a nomeação nesta quarta.
De Mistura, que tem dupla cidadania italiana e sueca, tem trabalhado com a ONU na Somália, no Oriente Médio, nos Bálcãs, no Nepal, no Iraque e no Afeganistão durante os últimos 30 anos. Ele foi o enviado internacional da organização no Afeganistão entre 2010 e 2011.
Ban pediu à comunidade internacional, em particular ao Conselho de Segurança e às partes em conflito na Síria, que permitam a De Mistura fazer seu trabalho.
Da Reuters




Comentários