Presidente ucraniano continua com paradeiro desconhecido

Ele teria tentado deixar o país; ex-ministros também são procurados.

O presidente ucraniano destituído Viktor Yanukovich, que na véspera tentou deixar o país em avião, continua com paradeiro desconhecido, declarou neste domingo (23) o ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakov.

"A guarda fronteiriça impediu no sábado a decolagem de um avião onde estava o presidente e seu segurança. Do avião desceu o presidente, subiu em um carro e foi para um local desconhecido", disse o ministro interino a um grupo de jornalistas.

Yanukovich foi deposto neste sábado (22) pelo Parlamento, que também determinou a realização de eleições antecipadas em 25 de maio. Pouco antes, ele disse ser vítima de um "golpe de Estado".

Avakov acrescentou que até esta manhã também não se conhecia o paradeiro do ministro das Finanças interino, Aleksandr Klimenko, assim como do ex-procurador-geral Viktor Pshonka e de seu antecessor na pasta do Interior, Vitaliy Zakharchenko, os dois últimos destituídos pela Rada Suprema (Parlamento).  Os dois tiveram ordem de prisão decretada.

Segundo se informou, tanto Yanukovich como os outros ex-altos cargos que tentaram sair da Ucrânia o fizeram desde a cidade de Donetsk, no oriente do país.

Avakov revelou que cerca de 30 funcionários do Ministério do Interior estão sendo investigados por sua suposta responsabilidade em "certas ações inadequadas durante os protestos maciços".

Segundo o Ministério da Saúde, nos confrontos que aconteceram na semana passada em Kiev morreram 82 pessoas e mais de 600 ficaram feridas.

Da EFE