Em dia do 'Fico', Dedé marca e ajuda Vasco a derrotar Macaé
Equipe cruz-maltina começou perdendo, mas conseguiu virada em São Januário e mantém 100% no Campeonato Carioca
Alexandre Araújo - Rio de Janeiro (RJ)
O dia que começou com boas notícias para a torcida vascaína, com a permanência de Dedé no clube, terminou de uma maneira ainda melhor: com a equipe vencendo e mantendo 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. Bernardo, Carlos Alberto, André e o próprio Dedé, já nos últimos minutos, garantiram a vitória cruz-maltina por 4 a 2 e o triunfo no primeiro jogo em casa neste Estadual.
Como não poderia ser diferente, o Mito foi um dos grandes destaques da noite. Muitos haviam comprado ingressos temendo que fosse a sua despedida, outros compraram para celebrar o 'Dia do Fico' do camisa 26. Ao entrar em campo, teve seu nome gritado, foi aplaudido e só não recebeu um abraço de cada vascaíno presente porque estes não podiam entrar no gramado. Ao sair, os gritos de 'Vascaíno até morrer'. E neste meio, ainda teve um gol como cereja no bolo.
MACAÉ COMEÇA MELHOR
Engana-se, porém, que acha que o time do técnico Gaúcho comandou a partida desde o apito final. O Macaé iniciou o jogo melhor, pressionando e não demorou para chegar ao gol. Aos 15 minutos, Michel recebeu na intermediária, avançou, passou por Abuda e resolveu arriscar. Resultado: chute no cantinho, indefensável para o goleiro Alessandro.
Convenhamos também que o gramado não está ajudando nem o time da casa, nem o adversário e nem quer quem seja. Aos poucos, a equipe cruz-maltina foi se acertando em campo. Após passe de Pedro Ken, Abuda conseguiu 'se redimir' do equívoco no gol do Macaé e cruzou na cabeça de Bernardo, que escorou e deixou tudo igual em São Januário. Na comemoração, o camisa 31 fez uma de suas já famosas dancinhas.
E aí você pensa: ah, agora o Vasco vai deslanchar? Nada disso. A noite não seria tão fácil para os torcedores apaixonados. Os presentes a São Januário viram Norton fazer boa jogada pela direita e cruzar para Ricardinho, que cabeceou no travessão. Calma! Apenas um susto! Houve tempo de recuperar o fôlego para comemorar a virada. Aos 31, Carlos Alberto recebeu, cortou dois zagueiros e bateu com estilo para desempatar e deixar o Vasco na frente.
VASCO AUMENTA NO INÍCIO DO SEGUNDO TEMPO
No mesmo dia em que a torcida comemorou a permanência de um Dedé, pode ter visto o surgimento de outro (convenhamos que o apelido também cabe para alguém que se chama André). O zagueiro André fez a sua estreia e vinha bem na partida em seu setor, mas também mostrou oportunismo logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Após cruzamento, dominou na área e bateu para fazer o terceiro do Vasco na partida. Um novo Dedé? Só o tempo irá dizer... Ok, pode ser exagero, mas não custa ser otimista.
Para falar a verdade, a etapa final não estava lá das mais emocionantes, até que aos 32, André (e aí vem à cabeça aquele famoso ditado: "Não se pode elogiar...") fez pênalti em Anderson Costa. O próprio bateu e converteu, diminuindo a vantagem vascaína. Já nos acréscimos, Eder Luis recebeu na área e sofreu pênalti. E aí, o momento ápice da noite. Depois do "Fico", o camisa 26 cobrou e deu números finais ao placar. Comemorou nos braços dos companheiros.
Apesar da correria do Macaé nos últimos minutos, a vitória cruz-maltina foi mantida. O Vasco chegou a seis pontos em dois jogos no Carioca e aguarda o resultado do Botafogo, nesta quinta-feira, para saber se será líder do Grupo A. Já o Macaé perdeu a segunda consecutiva e vê que a sua situação no Grupo B pode complicar.
No sábado, o Vasco encara o Resende em Volta Redonda, às 21h. O Macaé, por sua vez, terá pela frente o Quissamã, também no sábado, às 17h, no Moacyrzão, em Macaé.
FICHA TÉCNICA
VASCO 4 X 2 MACAÉ
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/01/2013 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Guimarães (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêia Farinha (RJ)
Renda e público: R$ 47.450,00 / 2.787 pagantes
Cartões Amarelos: André (VAS); Daniel e Ricardinho (MAC)
Cartão vermelho: não houve
GOLS: Michel, 15'/1ºT (0-1); Bernardo, 20'/1ºT (1-1); Carlos Alberto, 31'/1ºT (2-1); André, 5'/2ºT (3-1); Anderson Costa, 33'/2ºT (3-2); Dedé, 46'/2ºT (4-2)
VASCO: Alessandro, Abuda, Dedé, André e Wendel (Dieyson, aos 29'/2ºT); Fillipe Soutto, Pedro Ken, Jhon Cley (Dakson, aos 29'/2ºT) e Bernardo; Carlos Alberto e Eder Luis. Técnico: Gaúcho.
MACAÉ: Luis Henrique; Daniel, Douglas Assis, Diego e Rodrigo Fernandes; Gedeil, Leandro Teixeira (Lenon, aos 17'/2ºT), Michel (Paulo Vitor, aos 31'/2ºT), Norton e Ricardinho; Jones (Anderson Costa, aos 17'/2ºT). Técnico: Toninho Andrade
Comentários