De Soteldo a Gabigol: Corinthians discute reforços com Mano e vai contratar para todas posições

Com exceção de goleiro, diretoria entende que todos os setores precisam ser qualificados;

Corinthians tem interesse na contratação de Gabigol, do Flamengo — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF

Por Bruno Cassucci — São Paulo

O planejamento do Corinthians para 2024 avançou na última sexta-feira, quando o presidente eleito, Augusto Melo, teve a primeira reunião com o técnico Mano Menezes para discutir a montagem do elenco para a próxima temporada.

Além de sacramentar a saída de alguns jogadores, como os veteranos Gil, Giuliano e Renato Augusto, o encontro serviu para tratar sobre reforços. Mano e a nova direção entendem que será preciso contratar para todas as posições, com exceção do gol, que conta com Cássio, Carlos Miguel e Matheus Donelli.

Meio e ataque devem ser os setores com mais reforços. Mas o Corinthians também quer laterais para os dois lados e pelo menos um zagueiro.

Augusto Melo e Rubão, futuro diretor de futebol do clube, apresentaram a Mano Menezes alguns dos jogadores que os agradam. O técnico ficou de analisar melhor a lista e definir seus preferidos até a próxima semana.

A nova cúpula corintiana tem sonhos ousados. Um deles é Gabigol, cujo contrato com o Flamengo se encerra no fim de 2024 - ele já abriu negociações para renovar até 2028.

Chegou à diretoria alvinegra que Gabigol teria interesse de deixar o Rubro-Negro, informação que não é confirmada pelo estafe do atleta. O Timão sabe que a contratação é difícil, mas está disposto a tentá-la.

Na última segunda-feira, em entrevista à Rádio Bandeirantes, Augusto Melo apontou Gabigol como um jogador "com a cara do Corinthians".

Na mesma entrevista, o presidente falou que dois jogadores do Santos que também se encaixam nesse perfil: Soteldo e Marcos Leonardo.

Porém, o comportamento extracampo do venezuelano é algo que preocupa e faz com que o Corinthians não se empolgue com a possibilidade de contratá-lo. Já em relação ao camisa 9 do Peixe, o Timão entende que deve se transferir para a Europa, por cifras praticamente inviáveis para o mercado nacional.

Lista grande

Diversos nomes são debatidos internamente pelo Corinthians, que pretende contratar mais de 10 jogadores para 2024.

Um dos jogadores que interessa à diretoria e foi sugerido a Mano é Raniele, volante de 26 anos, que está no Cuiabá.

O lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña, ex-Palmeiras, foi oferecido, mas é considerado caro. Ele está na Itália - pertence à Roma e foi emprestado ao Sassuolo.

Já as conversas com Robert Renan estão estacionadas. O Corinthians já avisou que se interessa pela volta do zagueiro, que está sem espaço no Zenit, da Rússia, mas desde que ele fique pelo menos por um ano.

Augusto Melo gostaria de já contar com a colaboração de um executivo de futebol, mas está disposto a aguardar Rodrigo Caetano até o próximo mês. O contrato do dirigente com o Atlético-MG prevê multa até o fim deste ano.

Na próxima semana, novas reuniões entre Mano e a cúpula alvinegra darão seguimento ao planejamento para 2024.

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2023/12/09/de-soteldo-a-gabigol-corinthians-discute-reforcos-com-mano-e-vai-contratar-para-todas-posicoes.ghtml