Corinthians vence em Porto Alegre, se afasta do Z-4 e impede liderança do Grêmio

Timão superou a expulsão de Bruno Méndez nos minutos iniciais da partida e conquistou um resultado importante

Timão fica com um a menos logo nos primeiros minutos, mas suporta bem a pressão para sair com os três pontos

•  Resumão

O Corinthians venceu o Grêmio por 1 a 0 na tarde deste domingo, na Arena, em Porto Alegre, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um proposta clara para se defender, o Timão superou a expulsão de Bruno Méndez nos minutos iniciais da partida e conquistou um resultado importante para se livrar da ameaça de rebaixamento. O time paulista abriu o placar ainda no primeiro tempo na única chance que teve, com Romero, e suportou bem a pressão do rival durante os 90 minutos e mais os acréscimos para segurar a vantagem. O Tricolor gaúcho, que era o melhor mandante no início da rodada, tropeça diante de sua torcida e perde a chance de assumir a liderança. 

•  Classificação

Com a vitória, o Corinthians foi a 44 pontos, subiu três posições na tabela e agora é 11º colocado, sete pontos distante da zona de rebaixamento. Já o Grêmio segue com 59, cai para a terceira posição e vê novo líder, Palmeiras, abrir três pontos de vantagem na liderança. Veja a tabela completa.

•  Polêmica de arbitragem

Se o confronto do primeiro turno foi marcado por pênalti não assinalado após toque no braço de Yuri Alberto, o jogo deste domingo também teve polêmica de arbitragem. Logo aos seis minutos, Matheus Bidu invadiu a área gremista, protegeu a bola de João Pedro e caiu na área pedindo pênalti. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima estava perto da jogada e mandou seguir. No lance seguinte, Bruno Méndez entrou por cima e acertou o tornozelo de Lucas Besozzi. O árbitrou aplicou cartão amarelo, mas foi chamado a revisar no VAR e trocou a cor do cartão para vermelho. Para o comentarista PC de Oliveira, a arbitragem errou ao não dar o pênalti em Bidu e acertou ao expulsar Méndez.

•  Primeiro tempo

Com o gramado bastante prejudicado pela chuva, o jogo começou tenso e com polêmica. Aos seis minutos, Matheus Bidu invadiu a área gremista e sofreu um contato por trás de João Pedro. O lateral do Corinthians caiu na área, mas a arbitragem mandou seguir a jogada. No lance seguinte, Bruno Méndez fez uma falta dura em Lucas Besozzi e foi expulso após revisão do VAR, gerando muitos protestos dos corintianos. Com um homem a mais, o Grêmio pressionou e chegou a marcar com Everton Galdino, mas o gol foi anulado por impedimento de Luis Suárez.

Após suportar bem a pressão, o time de Mano Menezes chegou ao gol na primeira chance que teve. Depois de cobrança de escanteio, Lucas Veríssimo tocou de cabeça para a pequena área, onde Romero aparou e abriu o marcador. Atrás no placar, o time gaúcho manteve a pressão, mas tinha dificuldade para penetrar na área rival e só ameaçava em chutas de longa distância, defendidos com tranquilidade por Cássio. Com duas linhas de quatro, o Corinthians se defendeu bem e levou a vantagem para o intervalo.

•  Segundo tempo

Na volta do intervalo, o jogo se tornou praticamente ataque contra defesa. Logo aos três minutos, Suárez protagonizou uma das principais chances para o Tricolor. Em cobrança de falta no bico da grande área, ele soltou a bomba e obrigou o goleiro Cássio a fazer grande defesa. Apesar do domínio total da partida, o time gaúcho seguiu com muitas dificuldades para superar a marcação do Timão, que se defendiu com linha de seis jogadores em alguns momentos.

Em uma das poucas chances claras, Reinaldo chegou no fundo e cruzou na medida para André Henrique. O atacante, no segundo poste, testou firme e bola passou raspando a trave. Em meio a pressão dos mandantes, Cássio precisou ser substituído devido a uma lesão no joelho. Renato empilhou atacantes no time, mas viu asuperioridade numérica ter fim aos 35. Por falta do meio de campo, o zagueiro Bruno Alves recebeu o cartão vermelho direto. O Corinthians teve a chance de matar o jogo com Romero, na única finalização do segundo tempo defendida por Gabriel Grando. Nos acréscimos, Gustavo Martins, de cabeça, e Suárez, em falta, desperdiçaram duas boas chances para o empate.

•  Próximos jogos

O Campeonato Brasileiro terá uma pausa de duas semanas para a data Fifa. O Grêmio volta a campo no dia 26, um domingo, para encarar o Atlético-MG, às 16h, no Mineirão. Um dia antes, o Corinthians recebe o Bahia, às 19h30, na Neo Química Arena.

https://ge.globo.com/rs/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/12-11-2023/gremio-corinthians.ghtml