Ceará vence o Sport no Castelão e encerra jejum de vitórias na Série B

Os gols foram marcados por Chay e Jean Carlos, para os donos da casa, e Jorginho.

Autor Guilherme de Andrade 

Jogadores do Ceará cercando o atleta do Sport durante partida na Arena Castelão Crédito: Kely Pereira/Sport 

O Vovô venceu o clube pernambucano pelo placar de 2 a 1, na Arena Castelão, com gols de Chay e Jean Carlos. O resultado encerrou o jejum de seis partidas sem vitória dos cearenses 

Depois de seis partidas, o Ceará voltou a sentir o sabor da vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, 27, o Alvinegro de Porangabuçu recebeu o Sport na Arena Castelão e venceu pelo placar de 2 a 1, em jogo válido pela 34ª rodada da competição. Os gols foram marcados por Chay e Jean Carlos, para os donos da casa, e Jorginho. 

O último triunfo do Vovô havia sido contra o Londrina, no dia 6 de setembro, pela 27ª rodada. Naquela oportunidade, o time cearense superou o adversário pelo placar de 3 a 1, no Estádio Presidente Vargas. A vitória desta noite, contra o Sport mantém os comandados de Vagner Mancini na 11ª colocação, mas agora com 46 pontos. 

O jogo

Os minutos iniciais na Arena Castelão foram movimentados. As duas equipes buscavam manter a posse de bola para criar oportunidades perigosas no campo ofensivo. Quem chegou ao ataque pela primeira vez foi o Ceará. Chay recebeu sozinho na intermediária e arriscou. Denis estava atento e defendeu o chute forte do adversário.

O Alvinegro seguiu no ataque e, dois minutos depois, já abriu o placar. Após escanteio cobrado por Jean Carlos do lado direito, Chay acertou um voleio para superar o goleiro Denis e inaugurar o marcador no Gigante da Boa Vista. Um defensor do Sport ainda tentou estragar o golaço do meia do Vovô, mas o corte aconteceu após a bola ultrapassar a linha.

A alegria dos torcedores do Ceará durou pouco. Aos 15 minutos, o Sport chegou ao gol de empate com Jorginho. O lateral Nathan Mendes arrancou pela esquerda do campo e cruzou com perfeição na cabeça do meia, que finalizou no contrapé do goleiro Richard.

Após o gol de empate, as duas equipes demonstraram insatisfação com o placar. O Sport se lançou ao ataque, mas Edinho parou em Richard após chute perigoso da ponta da área, aos 25 minutos. O Ceará logo respondeu. Jean Carlos cobrou falta com perigo, na direção do ângulo, obrigando Denis a fazer um milagre.

Os minutos finais do primeiro tempo ficaram marcados pela briga física entre as equipes. Após quase 30 minutos de boas chances de gol, a partida passou a ficar bastante faltosa, totalizando 25 faltas - 14 do Ceará e 11 do Sport.

A estrela do goleiro Denis seguiu brilhando na segunda etapa após boas intervenções antes do intervalo. Aos 15 minutos, Saulo Mineiro finalizou alto de dentro da grande área e o arqueiro precisou se esticar todo para defender com a ponta dos dedos.

Depois de tanto persistir, o Ceará enfim voltou a ficar em vantagem no placar. Aos 24 minutos, Jean Carlos teve uma oportunidade de bola parada na entrada da área e não desperdiçou. O meia finalizou rasteiro e contou com a falha de Denis para balançar as redes. 

O Vovô não se deu por satisfeito e emendou duas chances perigosas em sequência logo após o gol. Primeiro com Chay, que recebeu na entrada da pequena área mas chutou fraco. Depois, o próprio Jean Carlos chutou com perigo de longe e Denis defendeu no canto. 

Necessitando da vitória para se manter em boa colocação na briga pelo acesso, o Sport se lançou ao ataque nos minutos finais e buscou fazer uma pressão. Enderson Moreira fez alterações para deixar a equipe mais ofensiva, mas os lances ofensivos eram criados de maneiras desordenadas. Assim, o Vovô seguiu o placar de 2 a 1 e voltou a vencer na Série B. 

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2023/10/27/ceara-vence-o-sport-no-castelao-e-encerra-jejum-de-vitorias-na-serie-b.html