GP dos EUA: Verstappen leva pole da sprint; veja grid
A sessão definiu as posições de largada para a corrida sprint cuja largada será logo mais, às 19h deste sábado
Max Verstappen leva pole position da corrida sprint do GP dos EUA de F1 2023 — Foto: Chris Graythen/Getty Images
Holandês dominou sessão que define posições de largada da corrida sprint e, neste sábado, partirá ao lado de Leclerc e na frente de Hamilton. Prova começa às 19h deste sábado
Por Redação ge — Austin, EUA
A primeira edição da corrida sprint em terras americanas terá o tricampeão Max Verstappen como pole position. O piloto da RBR faturou neste sábado a posição de honra para a etapa do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas: anotou 1m34s538 em sua melhor volta, superando Charles Leclerc por apenas 0s055. Em uma sessão definida nos detalhes, Lewis Hamilton, a 0s069 do giro mais rápido do dia, completa o top 3.
A sessão definiu as posições de largada para a corrida sprint cuja largada será logo mais, às 19h deste sábado (horário de Brasília). E, diferentemente da classificação tradicional, ela é mais curta - com duração de 44 minutos - e obriga o uso de pneus médios novos no SQ1, SQ2, e de macios (usados ou não) no SQ3.
Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP dos EUA de Fórmula 1
Se a classificação que definiu as posições de largada para o domingo, nesta sexta-feira, foi competitiva; o jogo virou na disputa deste sábado, que teve o tricampeão Verstappen dominando todos os três segmentos.
Quem surgiu para fazer frente aos melhores tempos dele foi Leclerc; Hamilton, protagonista do primeiro dia em Austin, apareceu menos dessa vez. No SQ3, anotou já sob a bandeirada a terceira volta mais rápida da sessão. Porém, foi apenas nono nos segmentos anteriores.
Resultado
A largada do GP dos EUA será neste domingo, 22, às 16h (horário de Brasília). Logo mais às 19h, será disputada a corrida sprint da etapa. O ge acompanha em tempo real.
SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados
Leclerc passou na frente da primeira tentativa de Hamilton, que liderava o segmento após sete minutos desde a bandeira verde. Mas a melhor volta ficou com Verstappen, 0s3 mais rápido. Ele ainda manteve a vantagem apesar da última tentativa de Leclerc, que ficou a ínfimos 0s002 de superá-lo.
Destaque para a volta de Alexander Albon, da Williams, que desbancou Carlos Sainz do terceiro lugar já no fim da contagem e que ficou a 0s2 do tempo estabelecido por Verstappen. O último a garantir uma vaga para o SQ2 foi Daniel Ricciardo, com a 15ª melhor volta do SQ1.
ELIMINADOS
16º NICO HULKENBERG (HAAS)
17º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
18º VALTTERI BOTTAS (ALFA ROMEO)
19º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
20º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS).
SQ2 - dez minutos e cinco eliminados
Dos oito pilotos com tempo registrado nos cinco minutos iniciais, Verstappen foi novamente o mais rápido, com 0s2 de vantagem sobre a volta anotada posteriormente por Leclerc. Os outros sete só abriram volta nos dois minutos restantes, no momento em que o líder do segmento acabou rodando de jeito ao entrar na curva 10 - sem mais consequências, entretanto.
Do segundo grupo a fazer uma volta rápida, só Albon, Hamilton e Gasly conseguiram deixar a zona de eliminação provisória. No entanto, Alonso, Ocon e Ricciardo acabaram eliminados.
ELIMINADOS
11º DANIEL RICCIARDO (ALPHATAURI)
12º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
13º ESTEBAN OCON (ALPINE)
14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
15º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
SQ3 - oito minutos e disputa pela pole
Os dez carros restantes só tomaram a pista a 1m30 para a bandeirada, visando uma única tentativa. Verstappen ficou com o melhor tempo no segundo e terceiro setores da pista, enquanto Norris foi o mais rápido no início do traçado.
Com isso, Max saiu na frente com 0s1 de vantagem sobre o rival da McLaren, que ainda foi desbancado por Leclerc - este, separado do tricampeão por apenas 0s055. Logo em seguida, Hamilton recebeu a bandeirada com o terceiro melhor tempo, a apenas 0s069 do giro final do líder.
https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2023/10/21/gp-dos-eua-verstappen-leva-pole-da-sprint-veja-grid.ghtml
Comentários