João Ricardo brilha, Fortaleza vence São Paulo no Morumbi e encosta no G6 da Série A

O Leão do Pici volta a campo pela Série A no sábado, 30, às 16 horas (de Brasília), contra o Grêmio

Com o resultado, o time de Juan Pablo Vojvoda encostou no G6 do Brasileirão: com 38 pontos, ocupa a 7ª colocação 

Autor Lucas Silva 

Fortaleza venceu o São Paulo no Morumbi pela Série A do Campeonato Brasileiro Crédito: Felipe Cruz / Fortaleza EC 

O Fortaleza venceu o São Paulo por 2 a 1 nesta quarta-feira, 20, no Estádio Morumbi, em São Paulo, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Zé Welison e Juan Martín Lucero marcaram os gols do Tricolor do Pici na partida, enquanto James Rodríguez descontou para o Soberano.

Com o resultado, o time de Juan Pablo Vojvoda encostou no G6 do Brasileirão: com 38 pontos, ocupa a 7ª colocação — está a dois pontos do Flamengo, 6°, com 40. O São Paulo, por sua vez, figura na 13ª posição, com 28.

O Leão do Pici volta a campo pela Série A no sábado, 30, às 16 horas (de Brasília), contra o Grêmio. A partida será realizada na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Antes, na terça-feira, 26, às 21h30min (de Brasília), o Fortaleza visita o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo duelo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.

São Paulo x Fortaleza: o jogo

O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda foi dominado pelos reservas do São Paulo de Dorival Júnior, mas deixou a etapa inicial com a vitória parcial no Morumbi.

Com maior posse, concentrando suas chegadas ao ataque pelo lado esquerdo, o Tricolor Paulista chegou com perigo aos 7 e aos 8 minutos, mas parou em João Ricardo.

A primeira chance do Leão do Pici veio aos 15 minutos. Tomás Pochettino recebeu de Tinga, cruzou na 2ª trave e Zé Welison apareceu nas costas da defesa para cabecear cruzado e abrir o marcador para o Fortaleza.

A vantagem construída pelo time de Vojvoda quase não durou. Dois minutos após o gol, aos 17, Michel Araújo foi derrubado por Titi na área e a arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, James Rodríguez parou em João Ricardo.

Além da grande atuação de João Ricardo no 1º tempo, o Fortaleza ainda contou com a sorte: as finalizações de Luan e James Rodríguez, aos 25 e 27, pararam na trave.

Na reta final da etapa inicial, o arqueiro leonino ainda defendeu as finalizações de Juan, Michel Araújo e Luciano. Nos acréscimos, Alan Franco recebeu cruzamento de James Rodríguez, cabeceou na direção do gol, mas Caio Alexandre salvou na linha.

Em desvantagem no placar, o São Paulo voltou para o 2° tempo exercendo pressão, mas viu o Fortaleza novamente marcar. Aos 4 minutos, Marinho aplicou uma caneta em Michel Araújo, foi derrubado na área e a arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, Lucero acertou o canto alto de Jandrei e ampliou para o time de Vojvoda.

O time de Dorival Júnior não conseguia apresentar o ritmo da etapa inicial, enquanto o Fortaleza ia encaixando a marcação e impedindo os avanços são-paulinos. As bolas paradas viraram arma para o Tricolor do Pici: aos 16 minutos, Zé Welison parou em Jandrei, e aos 21, Pochettino acertou o travessão.

A primeira chance do São Paulo na etapa decisiva aconteceu aos 27 minutos, com Juan avançando pela esquerda e finalizando cruzado para a defesa de João Ricardo.

Aos 33 minutos, após João Ricardo acionar Caio Alexandre, Juan desarma o volante e a bola sobra para James Rodríguez, que finaliza no canto do arqueiro leonino para diminuir para o São Paulo no Morumbi.

A resposta do Leão do Pici veio no lance seguinte, com Zé Welison arriscando de fora da área. A bola passou à direita de Jandrei.

Apesar da insistência do São Paulo na reta final, o time paulista não conseguiu chegar ao gol de empate e o Fortaleza deixou o Morumbi com mais três pontos na tabela de classificação da Série A.

São Paulo x Fortaleza: Ficha Técnica

São Paulo

4-4-2: Jandrei; Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Wellington; Luan (Alexandre Pato), Gabriel Neves (Rodriguinho), Michel Araújo (Pedrinho) e James Rodríguez; Luciano (David) e Juan (Talles Costa). Técnico: Dorival Júnior.

Fortaleza

4-3-3: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Gonzalo Escobar); Caio Alexandre, Zé Welison (Lucas Sasha) e Tomás Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Guilherme e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Estádio Morumbi, em São Paulo

Data: 20/09/2023 (quarta-feira)

Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)

Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)

Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Árbitro de Vídeo (VAR): Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Gols: James Rodríguez (33'2°T) | Zé Welison (16'1°T) e Juan Martín Lucero (8'2°T) 

Cartões amarelos: Diego Costa, Nathan e Rodriguinho (São Paulo) | Titi, Zé Welison, João Ricardo, Marinho, Thiago Galhardo e Pedro Augusto (Fortaleza)

Cartões vermelhos: N/A

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2023/09/20/joao-ricardo-brilha-fortaleza-vence-sao-paulo-no-morumbi-e-encosta-no-g6-da-serie-a.html