Colômbia vence Jamaica, faz história e avança às quartas da Copa do Mundo Feminina

Esta é a primeira vez que a Colômbia chega às quartas de final da Copa do Mundo.

Usme marca o gol da vitória da Colômbia — Foto: Will Murray/Getty Images

Com gol de Catalina Usme, seleção sul-americana se classifica e enfrenta a Inglaterra na próxima fase

Por Redação do ge — Melbourne, Austrália

A Colômbia venceu a Jamaica por 1 a 0 e avançou às quartas de final da Copa do Mundo Feminina, nesta terça-feira, em Melbourne. Com gol de Catalina Usme, a seleção sul-americana se classificou e superou a melhor campanha de sua história. As colombianas enfrentam a Inglaterra na próxima fase.

A Colômbia só havia chegado às oitavas de final até então, em 2015. Esta é a primeira vez que chegam às quartas de final da Copa do Mundo. As atuais vice-campeãs da Copa América enfrentarão as inglesas campeãs da Eurocopa de 2022.

O gol que deu a vaga nas quartas de final às colombianas saiu dos pés de Catalina Usme, no segundo tempo. A lateral Gusmán fez um ótimo cruzamento pela esquerda, e a atacante teve a frieza necessária para dominar a bola na área e finalizar na saída da goleira Spencer para marcar. Este foi o primeiro gol sofrido pela Jamaica em toda a Copa do Mundo Feminina de 2023.

Antes, no primeiro tempo, as equipes tiveram poucas oportunidades de gol. A Jamaica começou melhor, mas tinha dificuldades para oferecer perigo à meta das colombianas, que com o tempo, encaixaram o estilo de jogo e começaram a entrar na partida. A rede só balançou aos 6 minutos da etapa final, com o gol de Usme. Depois, as jamaicanas tentaram pressionar, mas não tiveram sucesso.

Shaw, da Jamaica, contra a Colômbia — Foto: Quinn Rooney/Getty Images

A principal chance da Jamaica na partida foi aos 36 minutos do segundo tempo. Tiffany Cameron fez ótima jogada pela direita e cruzou na área, onde a meia Spence estava sozinha para cabecear e marcar, mas mandou para fora (veja no vídeo abaixo). Principal craque jamaicana, Shaw foi bem marcada e passou em branco. Aos 40 da etapa final, Santos, da Colômbia, ainda cabeceou na trave e por pouco não ampliou o placar.

Aos 36 min do 2º tempo - cabeceio para fora de Drew Spence da Jamaica contra a Colômbia

Dribles de Caicedo

Destaque da Colômbia na Copa do Mundo Feminina, Linda Caicedo não fez o gol da classificação, mas fez boa partida e chamou a atenção com os dribles desconcertantes em cima das jamaicanas. No primeiro tempo, uma linda caneta. Na etapa final, uma arrancada que quase terminou em gol. Veja o 

Colômbia e Inglaterra se enfrentam no próximo sábado, às 07h30, no Estádio Olímpico de Sydney, em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo Feminina. A Inglaterra esteve nas últimas duas semifinais da competição, enquanto a Colômbia tenta seguir fazendo história e chegar pela primeira vez entre as quatro melhores.

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo-feminina/noticia/2023/08/08/copa-do-mundo-feminina-colombia-vence-jamaica-e-avanca-as-quartas.ghtml