São Paulo pressiona, marca no fim e vence o Fluminense no Morumbi

O São Paulo agora soma os mesmos 21 pontos do Fluminense, na sexta posição do Brasileirão

Paulistas criam as melhores chances, e Luciano define vitória aos 42 do segundo tempo; cariocas pouco produzem no ataque

•  Resumão

Com emoção até os minutos finais, o São Paulo venceu o Fluminense por 1 a 0 neste sábado, no Morumbi, na abertura da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de pressionar e criar as melhores oportunidades do confronto direto pelo G-4, os donos da casa decidiram o triunfo com gol de Luciano, aos 42 minutos do segundo tempo. Com uma postura defensiva, os cariocas não conseguiram produzir e agora têm a companhia dos paulistas na tabela classificação.

São Paulo 1 x 0 Fluminense - 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

São Paulo x Fluminense, discussão entre Felipe Melo e Luciano (Foto: Marcos Ribolli)

São Paulo x Fluminense, gol de Luciano (Foto: Marcos Ribolli)

•  Como fica?

O São Paulo agora soma os mesmos 21 pontos do Fluminense, na sexta posição do Brasileirão - os cariocas estão na quinta colocação neste momento. 

•  Primeiro tempo

Em casa, o São Paulo adiantou a marcação para tentar atrapalhar a saída de bola do Fluminense. Na prática, a postura até fez a equipe são-paulina ter mais a bola nos pés, mas isso se traduziu em apenas uma jogada interessante: finalização de Pablo Maia desviada pela marcação depois de roubada de bola do São Paulo dentro da área do Fluminense. Sem muita criatividade, os dois ataques buscaram mais finalizações de fora da área, com as de Cano e Rodrigo Nestor, e não tiveram sucesso. A melhor chance não valeu: Fábio fez ótima defesa em cabeçada de Arboleda, mas o lance foi invalidado corretamente por causa de impedimento do zagueiro.

•  Segundo tempo

Cano alertou no intervalo que o Fluminense deveria voltar para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva. Não ocorreu, e o São Paulo dominou as principais ações. Patryck e Juan, por exemplo, tiveram oportunidade de finalizar, mas foi Wellington Rato quem mudou a postura são-paulina. Além de um chute de fora da área, o meia fez boa jogada individual e cruzou rasteiro para Luciano, que não conseguiu completar de carrinho. Ao contrário do primeiro tempo, quando os goleiros não trabalharam, Rafael evitou gol de Thiago Santos, em cabeçada depois de cobrança de escanteio, e Fábio fez boa defesa após chute de Pablo Maia de fora da área. O gol salvador para o São Paulo saiu aos 42, com bom lançamento de Rafinha, desvio de David e finalização de Luciano.

•  Agenda

Pelo Brasileirão, o Fluminense vai receber o Internacional no Maracanã, no dia 9, mesma data da partida entre Red Bull Bragantino. Antes, porém, o São Paulo volta a campo na quarta-feira para abrir as quartas de final da Copa do Brasil: o clássico contra o Palmeiras será disputado às 19h30, no Morumbi.

•  Público e renda

Público: 49.153

Renda: R$ 2.523.257,00

https://ge.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/01-07-2023/sao-paulo-fluminense.ghtml