Com dois gols de Rafael Thyere, Sport vence Guarani na Ilha do Retiro

O placar da partida foi definido ainda no primeiro tempo

Luciano Juba (E) dá assistência e Rafael Thyere marca pelo Sport contra o Guarani (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Sport x Guarani - Ilha do Retiro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Utilizando seu time principal pela primeira vez nesta Série B, Leão não teve dificuldade para superar o Bugre

Resumão

Utilizando sua força máxima pela primeira vez nesta Série B, o Sport não teve dificuldade para vencer o Guarani por 2 a 0, na Ilha do Retiro, sem público, uma vez que o time pernambucano estava cumprindo punição imposta pelo STJD. O placar da partida foi definido ainda no primeiro tempo, com dois gols do zagueiro Rafael Thyere. Na etapa final, o time pernambucano apenas administrou o resultado, enquanto o Bugre não conseguiu ameaçar a meta do goleiro Renan. Vitória merecida.

Sport 2 x 0 Guarani - 5ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

Como fica a classificação

Com a primeira vitória na Série B, o Sport deixa a zona de rebaixamento e subiu para o 14º lugar. O time pernambucano tem três jogos a menos. Já o Guarani, mesmo com a derrota, segue em 4º lugar, dentro do grupo de acesso à Série A. Mas pode perder a posição caso o Atlético-GO pontue contra o Londrina, nesta segunda-feira, no Antônio Accioly, em Goiânia.  

Próximos jogos

O Sport volta a campo na próxima quarta-feira, novamente na Ilha do Retiro, sem público, contra o Tombense, em jogo atrasado da quarta rodada. Já o Guarani, após duas derrotas seguidas fora de casa, recebe no próximo sábado o Sampaio Corrêa, no Brinco de Ouro.

Thyere, o zagueiro artilheiro

Autor dos dois gols, ambos no primeiro tempo, o zagueiro Rafael Thyere foi o grande nome do jogo. Agora, o defensor já soma cinco gols na temporada. Com isso, o jogador, de 29 anos, já tem a sua temporada mais artilheira da carreira. 

Ilha de portões fechados

Em contraste com o cenário de casa cheia visto na última quarta-feira, na final da Copa do Nordeste, contra o Ceará, a Ilha do Retiro estava vazia na partida deste domingo entre Sport e Guarani pela Série B. Foi o segundo dos seis jogos de punição impostos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao clube pernambucano pela invasão de campo de torcedores no empate por 1 a 1 contra o Vasco, pela Série B do ano passado. Na quarta-feira, contra o Tombense, o Sport mais uma vez irá atuar sem público. Depois, as três partidas seguintes como mandante só terão mulheres, crianças e pessoas com deficiência nas arquibancadas.

Primeiro tempo

O Sport foi o dono da partida no primeiro tempo, pressionando o Guarani desde os primeiros minutos. Ao todos, a equipe pernambucana teve 15 finalizações contra apenas duas dos visitantes na etapa inicial. Duas delas terminaram nas redes. Ambas com o mesmo jogador. Aos 28 minutos, após cruzamento de Luciano Juba, o zagueiro Rafael Thyere se antecipou à marcação para abrir o placar, de cabeça. Já aos 43, após cobrança de escanteio e desvio no primeiro pau, o capitão rubro-negro apareceu na pequena área para empurrar para as redes, de carrinho.

Segundo tempo

No segundo tempo, a intensidade do jogo caiu. Isso porque o Sport, em vantagem, passou a administrar a partida e diminui o ritmo. Já o Guarani até tentou aumentar seu ímpeto ofensivo, mas não conseguiu levar perigo à meta defendida por Renan. Nem as mudanças promovida pelos dois treinadores mudaram o cenário. No fim, vitória justa do Sport.

https://ge.globo.com/pe/futebol/brasileirao-serie-b/jogo/07-05-2023/sport-guarani.ghtml