Cristiano Ronaldo faz gol histórico, e Portugal vence Gana na estreia

Jogo de cinco gols com vitória de Portugal

Cristiano Ronaldo comemora gol em Portugal x Gana (Foto: Hannah McKay/Reuters), e Aos 27 min do 2º tempo - gol de dentro da área de André Ayew de Gana contra Portugal

Em segundo tempo movimentado, craque português marca e se torna primeiro atleta a balançar as redes em cinco Copas distintas

Com cinco gols no segundo tempo, Portugal venceu Gana por 3 a 2 nesta quinta-feira, no estádio 974, em Doha, na estreia da fase de grupos na Copa do Mundo do Catar. Cristiano Ronaldo abriu o placar de pênalti, aos 19 minutos da segunda etapa, e se tornou se tornou o primeiro atleta na história do torneio a anotar gols em cinco edições diferentes.

Após o gol, a partida ganhou ares de emoção e muita movimentação. André Ayew empatou para Gana, aos 27. Cinco minutos depois, João Félix colocou Portugal novamente à frente, e Rafael Leão aumentou a vantagem. Aos 43 minutos, Bukari deu nova esperança para os ganeses, após aproveitar cruzamento de Baba e diminuir de cabeça. Mas terminou assim: vitória portuguesa por 3 a 2 na estreia.

Gol histórico de CR7!

O primeiro gol de Portugal entrou para a história das Copas do Mundo. De pênalti, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro atleta a anotar pelo menos um gol em cinco edições diferentes do torneio. CR7 bateu com força no canto direito de Ati Zigi, que até pulou para o canto certo, mas não conseguiu defender.

O primeiro gol de uma seleção africana no Catar

André Ayew foi o responsável pelo primeiro gol de uma seleção africana na Copa do Mundo do Catar. As seleções de Senegal, Tunísia, Marrocos e Camarões, todas do mesmo continente, passaram em branco. Depois, Bukari marcou o segundo de Gana na partida, mas, apesar dos dois gols, Gana não conseguiu vencer a partida e acabou superada por Portugal por 3 a 2.

Como fica?

Com a vitória, Portugal se isolou na liderança do Grupo H, com três pontos. Na 2ª rodada, os lusos enfrentam o Uruguai na próxima segunda-feira (28), às 16h, no estádio Lusail. Gana, por sua vez, termina a rodada de estreia na lanterna e terá a Coreia do Sul pela frente, também na segunda-feira, às 10h, no estádio Cidade Educação.

Primeiro tempo sem muita emoção

Portugal e Gana não saíram do 0 a 0 na primeira etapa. Os portugueses buscaram tomar as rédeas e não deram muitas chances para Gana sair do campo de defesa. Foram sete finalizações dos lusos na primeira etapa, e Cristiano Ronaldo chegou a balançar as redes. No entanto, a arbitragem assinalou falta do craque no lance. Gana, por outro lado, teve muitas dificuldades e não deu um chute a gol durante os primeiros 45 minutos.

Cinco gols na segunda etapa

Se os primeiros 45 minutos não foram os melhores, a etapa final fez questão de entregar a emoção para o torcedor. Todos os cinco gols do duelo saíram no segundo tempo. Gana teve boa chance com Kudus, aos 10 minutos, com chute de fora da área. Minutos depois, Salisu derrubou Cristiano Ronaldo na área, e o árbitro Ismail Elfath assinalou pênalti para os lusos. CR7 cobrou e abriu o placar.

Gana se abriu e começou a pressão no campo de ataque em busca do empate. Aos 27 minutos, André Ayew conseguiu o gol, após boa jogada de Kudus pelo lado esquerdo. Mas não deu nem tempo de comemorar muito: João Félix colocou os portugueses novamente à frente, aos 32. Rafael Leão aumentou a vantagem. Aos 43 minutos, Bukari deu nova esperança para os ganeses, após aproveitar cruzamento de Baba e diminuir de cabeça.

Provocação?

Após anotar o segundo gol de Gana, o atacante Bukari fez a comemoração tradicional de Cristiano Ronaldo. O atacante português já havia saído de campo na hora do gol.

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/jogo/24-11-2022/portugal-gana.ghtml