Sufocado no primeiro tempo, Vasco empata com o Náutico nos Aflitos
Cristovão escala time com quatro volantes, mas muda o esquema e consegue evitar a derrota. Partida termina em 1 a 1, com gols de Kieza e Fellipe Bastos
LANCEPRESS! - Recife (PE)
Após sofrer na primeira etapa, com quatro volantes em campo, o Vasco reagiu com as substituições feitas por Cristovão e conseguiu empatar em 1 a 1 com o Náutico, nos Aflitos. Kieza fez o gol do Timbu, aproveitando falha da zaga cruz-maltina. Fellipe Bastos empatou para a equipe carioca com uma bomba de fora da área.
Com o empate, o time pernambucano chega aos 28 pontos, a mesma pontuação do Corinthians, que joga nesta quarta, às 22h. O Vasco continua no G4 e soma 39 pontos.
Na próxima rodada, ambas as equipes jogam no domingo. O Vasco encara o Bahia, às 18h30, em São Januário. Já o Náutico joga fora de casa contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão.
DOMÍNIO DO TIME DA CASA
Com quatro volantes entre os titulares, o técnico Cristovão Borges optou por deixar Carlos Alberto no banco de reservas e fechar o time. Com o novo esquema cruz-maltino, o Náutico tomou a iniciativa.
Logo no primeiro minuto de jogo, Kieza tabelou com Araújo e perdeu grande chance cara a cara com Fernando Prass. Recuado, o Vasco começou a partida sob pressão. Apenas aos 10 minutos a equipe carioca alcançou a área adversária. Explorando a velocidade de Tenório, o Gigante da Colina conseguiu apenas uma finalização rasteira com o equatoriano, defendida por Gideão.
Aos 19, Rhayner deixou William Matheus para trás e chutou cruzado, mas o zagueiro Jonas salvou na pequena área e mandou a bola para a linha de fundo. A partir desse momento, o Náutico assumiu o controle da partida e voltou a assustar a zaga vascaína por diversas vezes com Kieza.
O Vasco esboçou poucas jogadas ofensivas e arriscou chutes de fora da área com Fellipe Bastos, mas a pontaria não estava calibrada. A melhor chance do Gigante da Colina veio novamente com Tenório, aos 36. O equatoriano finalizou de bicicleta da marca do pênalti, mas acabou isolando a bola.
Jogador mais perigoso da partida, Kieza abriu o placar para o Timbu aos 42 minutos. A zaga vascaína falhou ao cortar o cruzamento de Rhayner e a bola sobrou para Kieza, livre, estufar as redes. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do time pernambucano.
MUDANÇAS DE CRISTOVÃO EQUILIBRAM A PARTIDA
Precisando de um resultado positivo, o Vasco voltou para a segunda etapa com duas substituições: Carlos Alberto no lugar de Eduardo Costa, e Aumemir na vaga de Jonas. E começou com atitude. Gideão teve que se esticar para defender o chute de Wendel, da entrada da área. No lance seguinte, o Timbu respondeu com Rhayner, que chutou por cima do travessão de Fernando Prass.
Mais ofensivo, o Vasco chegou ao gol de empate com Fellipe Bastos, aos 8 minutos. Marcado por dois jogadores, o volante disparou uma bomba de fora da área, indefensável para o goleiro Gideão, que apenas olhou a bola entrar.
Depois do gol, o confronto ficou mais equilibrado. Auremir saiu chorando de campo após se machucar sozinho e foi substituído por Luan. O Náutico teve um gol anulado quando o cronômetro marcava 20 minutos. Araújo recebeu lançamento em posição duvidosa e chutou no ângulo, mas o bandeira assinalou o impedimento.
Pouco depois, ao receber excelente lançamento, Tenório se livrou da marcação, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola saiu rasteira pela linha de fundo. Após o lance, a dupla de ataque do Timbu foi substituída por Romero e Dimba. Aos, 28, Souza testou Fernando Prass ao chutar de longe, exigindo a defesa do goleiro.
No final da partida, Prass salvou o Vasco ao defender chute forte de Dimba. O Náutico ainda perdeu uma chance nos últimos minutos com Martinez, que isolou a bola ao arriscar da entrada da área. Wendel recebeu cartão amarelo e está suspenso para a próxima partida do Gigante da Colina, contra o Bahia, assim como William Matheus, que também foi advertido. No último lance, os jogadores vascaínos quiseram que o árbitro marcasse pênalti em Nilton, que caiu na área adversária, mas a partida foi encerrada.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 1 X 1 VASCO
Local: Aflitos, Recife (PE)
Data-hora: 05/09/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS/Fifa)
Auxiliares: Marcelo Barison (RS) e José Silveira (RS)
Cartões Amarelos: William Matheus, Alecsandro e Wendel (VAS); Martinez (NAU)
Cartão vermelho: Não houve
GOLS: Kieza, aos 42'/1°T (1-0); Fellipe Bastos, aos 8'/2°T (1-1)
NÁUTICO: Gideão; Patric, Ronaldo Alves, Jean Rolt e Douglas Santos (Lúcio, aos 37'/2ºT); Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner, Araújo (Romero, aos 28'/2ºT) e Kieza (Dimba, aos 28'/2ºT). Técnico: Alexandre Gallo.
VASCO: Fernando Prass; Jonas (Auremir, intervalo) (Luan, aos 15'/2ºT), Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Fellipe Bastos, Wendel e Eduardo Costa (Carlos Alberto, intervalo); Tenório e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.
Comentários