Em 'dia histórico', Polônia bate Sérvia na estreia do Mundial de vôlei
Em um país onde o vôlei tem o status de esporte número 1, nada menos que 62 mil pessoas acompanharam a estreia do Mundial de vôlei em Varsóvia, na Polônia. O palco do duelo foi uma quadra montada no centro do gramado do Estádio Nacional de Varsóvia. O “dia histórico”, como vinha sendo chamado, teve muita festa da torcida e vitória dos anfitriões diante da Sérvia por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/18 e 25/18.
Os ingressos foram esgotados em menos de duas horas e o público começou a encher a arena cinco horas antes do jogo, vestindo vermelho e branco e cantando com animação. Dez telões ajudavam a enxergar melhor o que acontecia nas quatro linhas. A cena lembrou a partida entre Brasil e União Soviética no Maracanã, em 26 de julho de 1983, quando 95.887 pagantes assistiram ao duelo.
Os sérvios saíram na frente no placar, mas com a força das arquibancadas e aproveitando a sequência de erros dos adversários, a Polônia buscou a virada e fechou o primeiro set por 25/19. No segundo set, os donos da casa chegaram a abrir 13/5 de vantagem e levaram a parcial com facilidade. De pé, a torcida cantava a plenos pulmões e demonstrava a paixão pelo esporte. Assim, os comandados do treinador Stephane Antiga venceram tranquilamente o último set e garantiram o triunfo na estreia.
Disputado por 24 seleções, o Mundial vai até dia 21 de setembro. O Brasil, atual tricampeão, é um dos principais favoritos, ao lado de Rússia, Estados Unidos, Itália e Polônia. A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado de Cuba, Alemanha, Tunísia, Coreia do Sul e Finlândia e estreia diante dos alemães na próxima segunda-feira, à s 8h (de Brasília).
Varsóvia (Polônia)
Comentários