Holanda é superior nos números, mas Argentina tem a melhor vitória

Europeus venceram quatro e empataram três dos oito confrontos com o rival da semifinal de quarta-feira. Único triunfo dos hermanos, porém, garantiu título de 78

Superioridade nos números para a Holanda, vantagem na história para a Argentina. Quando entrarem no gramado da Arena Corinthians, nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), para definirem uma vaga na final da Copa do Mundo no Brasil, as duas seleções escreverão mais um capítulo de uma história que já tem episódios e alguns momentos para a eternidade em Mundiais. A frieza dos números aponta vantagem para os holandeses: são duas vitórias, um empate e uma derrota, sendo na prorrogação. O revés, no entanto, pesa, e muito, a favor dos hermanos: valeu o título em casa, em 1978. 

Se levarmos em conta também os amistosos, a vantagem da Holanda nos números é ainda maior: em quatro encontros, são mais duas vitórias e dois empates. No total histórico, quatro vitórias holandesas, três empates e um triunfo argentino. 

Título argentino em casa; Genialidade de Bergkamp na França 

Pouco importa se os 90 minutos terminaram em 1 a 1 há 36 anos no Monumental de Nuñez - gols de Mario Kempes e Nanniga, já aos 37 da etapa final. Na prorrogação, Kempes e Bertoni garantiram a primeira Copa para Argentina e aos olhos de uma nação ensandecida(veja os lances no vídeo ao lado). Era ainda o fim do sonho de uma geração holandesa reconhecida por revolucionar o futebol mundial, batizada de "Laranja Mecânica" e que também já tinha sido vice-campeã quatro anos antes. Já sem Cruyff, a equipe refugava tão perto do troféu, como pode acontecer novamente em gramados brasileiros - depois do segundo lugar em 2010. 

A principal vitória dos europeus aconteceu 20 anos depois, na França. Na tarde ensolarada de Marselha, Kluivert e Cláudio Lopéz colocaram o 1 a 1 no placar do Velódrome logo aos 17 minutos. O jogo era equilibrado, tenso. Quem vencesse, pegaria o Brasil na semifinal. Ortega e Numan foram expulsos, um a menos para cada lado, até que, a um minuto da prorrogação, entrou em cena a genialidade de Dennis Bergkamp. Aos 44 do segundo tempo, o craque recebeu lançamento primoroso de Frank De Boer e esbanjou categoria para dominar, colocar entre as pernas de Ayala e tirar do alcance de Roa: 2 a 1 (veja os lances no vídeo acima). A Laranja perderia para os brasileiros nos pênaltis em seguida. 

O primeiro encontro entre holandeses e argentinos em Mundiais aconteceu há 40 anos, na Alemanha(veja os lances no vídeo ao lado). E desta vez a Laranja Mecânica não deu chance para os hermanos. Foi um atropelamento. Com dois gols de um inspirado Cruyff em Gelsenkirchen, a partida acabou 4 a 0 na abertura da segunda fase, em grupo que tinha ainda o Brasil - também batido pela Holanda, no caminho para final. Na ocasião, o time comandado por Rinus Michels encantava o mundo, enquanto os argentinos ainda eram um esboço da equipe que seria campeã quatro anos depois. Ainda com 20 anos, Mario Kempes entrou no segundo tempo e sequer tinha ideia do que a história reservava para ele anos depois. 

Já o confronto mais recente foi também o mais "sem graça". Classificados com antecedência para as oitavas de final, Holanda e Argentina cumpriram tabela pela terceira rodada do Grupo C da Copa de 2006, na Alemanha. O empate por 0 a 0 garantiu o primeiro lugar do grupo aos hermanos e não teve muitas emoções na Commerzbank-Arena, em Frankfurt (veja os lances no vídeo). De marcante, ficou o fato de ser o primeiro jogo de Lionel Messi como titular em um Mundial. Com 19 anos, o craque já tinha feito um gol contra a Sérvia, na partida anterior, e foi escalado por Pékerman, mas saiu aos 25 do segundo tempo para dar lugar a Julio Cruz. 

Desde então, Messi entrou em campo mais 11 vezes em Mundiais, dez como titular, até reencontrar a Holanda, nesta quarta, em uma das partidas mais importantes da carreira. A Argentina joga para acabar com o tabu de 36 anos e seguir rumo à final, os holandeses tentam uma segunda decisão consecutiva, como aquela que perderam para os hermanos em 78, e a torcida fica com a certeza: aconteça o que acontecer na Arena Corinthians, será jogão. Ao menos, a história diz isso.

Confira todos os confrontos entre Argentina e Holanda:

1974 - Holanda 4 x 1 Argentina - Amistoso 
1974 - Holanda 4 x 0 Argentina - Copa do Mundo 

1978 - Holanda 1 x 3 Argentina (1 a 1 no tempo normal) - Copa do Mundo 
1979 - Holanda 0 x 0 Argentina - Amistoso
1998 - Holanda 2 x 1 Argentina - Copa do Mundo 
1999 - Holanda 1 x 1 Argentina - Amistoso 
2003 - Holanda 1 x 0 Argentina - Amistoso
2006 - Holanda 0 x 0 Argentina - Copa do Mundo 

Por Cahê MotaBelo Horizonte