Ronaldo comenta punição de Suárez: "Futebol tem que servir de exemplo"
Atacante uruguaio foi suspenso por nove jogos pela Fifa e está fora da Copa do Mundo
O ex-atacante Ronaldo participou nesta quinta-feira de uma palestra da Fifa no Maracanã, no Rio de Janeiro, e comentou sobre a punição de Luis Suárez. O atacante uruguaio levou nove jogos de suspensão, além de ser banido por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol, depois de ter dado uma mordida no jogador italiano Chiellini, na partida da última terça-feira.
- Por que vocês querem saber a minha opinião sobre o Suárez? Eu nunca mordi ninguém! O que tenho a ver com isso? Sei que mordida dói, minhas filhas pequenas me mordiam e eu punia. Na minha casa a punição se chama quarto escuro com lobo mau. Para a criança deve ser a mesma coisa que para um adulto, quatro meses - brincou o ex-atacante da seleção brasileira e membro do COL, Ronaldo, arrancando gargalhadas no auditório do Maracanã.
Brincadeiras à parte, Ronaldo ressaltou que os jogadores são referência e precisam dar bons exemplos. Caso isso não aconteça, a punição é bem-vinda.
- Futebol é esporte, social, educativo e precisar ser usado para o bem. Já temos muitas coisas erradas no mundo. O futebol tem que manter essa linha de respeito. As pessoas precisam parar e pensar no que fazem. O futebol tem que servir de exemplo, e os que saem da linha têm de ser punidos.
O Fenômeno contou um caso de agressão em campo que aconteceu com ele, mas sem nenhuma consequência para o agressor. Para o ex-jogador, a tendência é que situações como essas envolvendo Suárez se tornem cada vez mais raras.
- Já passei muita coisa, mas não em Copa do Mundo, com 34 câmeras. Uma vez, no Campeonato Mineiro, com uma câmera gravando o jogo de repente, levei três socos. Também fui atrevido na entrevista antes falei que faria três gols, o cara se sentiu ofendido e me deu três socos. Mas fiz os três gols, só saí sangrando. Acho que cada vez menos vamos ver esse tipo de coisa, o futebol está indo por um caminho muito mais bacana. Infelizmente não são todos, tem sempre alguém que vai fugir e cometer uma indisciplina. As pessoas deveriam ser mais tolerantes, pacientes, principalmente os jogadores que estão no campo onde não apenas se representam, mas também o seu país. Essas coisas acontecem, mas deveriam acontecer cada vez menos.
Fifa Fan Fest agrada
Ronaldo também elogiou as Fan Fest que acontecem nas cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil. O Fenômeno, que teve a oportunidade de participar do evento em Fortaleza, dia 8 de junho, ao lado da taça do Mundial, afirmou que foi um momento muito emocionante.
Ele acredita que as festas são uma boa alternativa para toda população se sentir parte da Copa do Mundo, mesmo aquelas que não conseguiram ingressos para os jogos.
- A minha experiência em Fortaleza foi sensacional, como sempre. A expectativa era de ter muita gente, só que tinha mais do que eu imaginava. Fiquei com um certo receio de subir no palco, mas ao lado do Bell Marques e da taça, fui muito bem recebido. Agradeço o carinho do povo cearense. A organização tem sido fantástica em todos os lugares. Vi as pessoas celebrando a Copa e aproveitando em família este momento. Todos querem uma lembrança da Copa. Como comentarista, vejo os links ao vivo e sempre estão lotadas. Era o que as pessoas precisavam para estar na Copa, porque não há ingresso para toda população. Está um clima maravilhoso, estou muito feliz de ser o embaixador da Fan Fest.
Por Fred Huber e Vicente SedaRio de Janeiro




Comentários