Domingo tem Portugal jogando pela sobrevivência contra Estados Unidos

Dia tem ainda Bélgica x Rússia, às 13h, e Coreia do Sul x Argélia, às 16h.

O craque-galã português Cristiano Ronaldo pode até ter aparecido na Copa do Mundo, mas o mesmo não dá para dizer sobre seu futebol. Em sua única exibição até agora, ele foi ofuscado pelo alemão Thomas Müller, que conduziu a goleada de 4 x 0 sobre Portugal.

Neste domingo (22), Ronaldo tem a chance de reverter a má impressão. Portugal enfrenta os Estados Unidos, às 19h, em Manaus. Como perdeu na primeira rodada, precisa de pontos para tentar avançar às oitavas de final.

O jogo que abre o dia é Bélgica x Rússia, às 13h, no Maracanã. A outra disputa é entre Coreia do Sul e Argélia, no Beira-Rio.

O G1 preparou dicas para quem vai curtir esses jogos no estádio, em bares ou nas ruas. Veja abaixo:

Bélgica x Rússia, às 13h, no Rio
O status de "queridinha" da Bélgica durou só até a estreia na Copa, quando obteve um magro 2 x 1 sobre a Argélia. Em alta entre jornalistas e palpiteiros, a seleção europeia era favorita entre as equipes que jamais ganharam o torneio. Não por acaso. O ataque é (em tese) forte, e a defesa tem bons jogadores, como Daniel Van Buyten, do Bayern de Munique, e Vincent Kompany, do Manchester City. E Adnan Januza, de apenas 19 anos, é candidato a revelação. Contra a Rússia, que na primeira rodada empatou em 1 a 1 com a Coreia do Sul, os belgas têm a chance de recuperar a vocação para grande "surpresa" da Copa do Mundo no Brasil.

Já a Rússia, treinada pelo italiano Fábio Capello, é formada quase unicamente por jogadores que disputam o Campeonato Russo. A base tem seis atletas do CSKA e outros seis do Dínamo de Moscou. O atacante Kerzhakov e o meia Dzagoev são os destaques do país, que vai sediar a Copa de 2018. Nas eliminatórias da Europa, a Rússia ficou na frente de Portugal – e o time de Cristiano Ronaldo teve que buscar a vaga na repescagem.

O estádio: Depois de ficar fechado por 2 anos e 8 meses para reformas, o mais famoso estádio do Brasil foi reaberto no dia 27 de abril de 2013. Palco de sete partidas da Copa, inclusive a final, em 13 de julho, o Maracanã tem capacidade para receber 78,8 mil torcedores. Após a reformulação, a área construída passou a ser de 124 mil metros quadrados, 2 mil a mais que antes. O custo das obras foi de US$ 1 bilhão.

O que fazer: O jogo está marcado para as 13h, mas é recomendável chegar com pelo menos duas horas de antecedência. Então, quem quiser aproveitar o Rio antes da partida tem de acordar bem cedo. Além dos tradicionais passeios por Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, outras dicas menos óbvias são a Prainha, na Barra da Tijuca, frequentada por turistas e ideal para quem quer fugir dos locais mais agitados, e a praia de Grumari, no Recreio, que oferece contato com a natureza.

Outros destinos inevitáveis na cidade são o Pão de Açúcar, que abre às 8h e tem passeio de bondinho, e o Corcovado, que também abre às 8h e oferece vista panorâmica aos pés do Cristo Redentor.

Fifa Fan Fest: A Fifa Fan Fest carioca é realizada na praia de Copabacana. Neste domingo (22), começa às 11h30, com aula de danças brasileiras que duarará uma hora. Das 15h05 às 15h40, entra em cena MC Ludmilla, cantora de funk carioca que era conhecida como MC Beyoncé.

A outra atração do dia é a banda Melanina Carioca, formada pelos atores Marcello Melo ("Em família"), Jonathan Haagensen (o Cabeleira do filme "Cidade de Deus"), Roberta Rodrigues ("A grande família"), Jonathan Azevedo ("Malhação"), Luiz Otávio ("Esquenta"), Roberta Santiago ("BalacoBaco") e Jefferson Brasil ("Alemão"). Ao lado do músico David dos Santos, eles fazem duas entradas: entre 18h05 e 18h40 e entre 21h05 e 21h45. 

Depois do jogo: Para um almoço tardio (o jogo termina às 15h, afinal), o ator e humorista Marcelo Adnet indica o Aprazível, em Santa Teresa: "A vista é ótima". Já o Aconchego Carioca abre às 17h. Fica num casarão na Praça da Bandeira e tem no bolinho de feijoada sua principal e mais tradicional estrela.

O artista plástico e empresário Bob Nadkarni recomenda o Bar do Peixe, no Centro: "Ótima variedade e qualidade". Aberto desde as 9h, o estabelecimento é simples e tem peixe frito, camarão ao alho e óleo, polvo ao vinagrete e sardinhas fritas, o carro-chefe.

Quem preferir pode reservar a tarde para passear por outros cartões-postais do Rio. A Pedra da Gávea tem um dos mirantes mais espetaculares da cidade. "Vale a pena subir nas noites de lua cheia, com um saco de dormir para ver o nascer do sol lá do topo", afirma o ator Sacha Bali.

Para aproveitar a noite carioca, a dica é um passeio pela Lapa, tradicional reduto boêmio do Rio, que fica cheio por turistas à noite. Outro ponto tradicional é o Baixo Gávea. Lá fica o Hipódromo, sugestão da escritora Thalita Rebouças. "Chope gelado, gente bonita, garçons fofos", garante ela. Trata-se de um dos principais pontos do bairro, na Praça Santos Dumont. A varanda é disputada – é onde fica mais fácil ver e ser visto. Os dias de mais movimento são justamente quinta e domingo

Do G1, em São Paulo