Vôlei/Superliga - Unilever bate Sesi-SP e conquista o nono título da Superliga

A Unilever conquistou o título da Superliga feminina na manhã deste domingo. Na decisão, disputada no Maracanãzinho, o time comandado por Bernardinho ganhou o torneio nacional pela nona vez ao bater o Sesi-SP por 3 sets a 1, com parciais de 21/11, 21/12, 13/21 e 21/16.

Maior vencedora da história da Superliga, a equipe hoje sediada no Rio de Janeiro disputou sua 10ª final consecutiva. Já o Sesi-SP, com apenas três anos de existência, desbancou o poderoso Osasco e participou da decisão de maneira inédita em sua curta trajetória.

Responsável por 14 tentos, a jovem Gabi foi a principal pontuadora da decisão do título. Mihajlovic, Juciely e Carol marcaram os mesmos nove pontos para a Unilever. Do outro lado da quadra, Fabiana e Dayse anotaram 10 tentos para o Sesi-SP, um a mais que Pri Daroit. Aos 44 anos, Fofão ganhou o prêmio de melhor jogadora em quadra.

Superior no início da partida, a Unilever abriu cinco pontos (11/6) em um ataque da sérvia Mihajlovic. Com um ace da levantadora Fofão, o time da casa foi para a segunda parada técnica com 14/6 no placar. A equipe seguiu melhor até o final e venceu o primeiro set por 21/11.

Na segunda parcial, contando com erros do adversário, a Unilever abriu 17/11. Quando o placar foi para 18/12, o técnico Talmo de Oliveira pediu tempo. A ponteira Amanda entrou para sacar e fez 19/12 com um ace. Com mais um ponto de saque da jogadora, o time carioca fechou em 21/12.

O Sesi-SP acordou na volta para o terceiro set e abriu 7/1 no primeiro tempo técnico. Bernardinho colocou Régis no lugar Mihajlovic, mas a Unilever seguiu com dificuldade na recepção e o time paulista fez 14/4. A equipe administrou a vantagem e venceu por 21/13.

A Unilever voltou a jogar bem no início do quarto set e fez 6/1. Com uma boa sequência de saques da ponteira Pri Daroit, o time paulista chegou a diminuir a vantagem (10/7), mas não conseguiu impedir o triunfo da equipe carioca rumo ao nono título nacional de sua história.

Os integrantes da chamada "Geração de Prata", premiados com a segunda colocação nos Jogos Olímpicos-1984, foram homenageados pelo aniversário de 30 anos do feito. Os ex-jogadores lembraram o narrador Luciano do Valle, falecido no final de semana passado.

Rio de Janeiro (RJ)