Vasco x América-MG - Que comece a caminhada de volta à elite

Rio de Janeiro, RJ, 18 (AFI) - Ainda magoada com o polêmico vice-campeonato carioca, a torcida do Vasco da Gama não aceitará outro resultado na Série B do Brasileiro que não seja o título e, consequentemente, o retorno à elite. A longa e árdua caminhada começa neste sábado, quando o Gigante da Colina recebe o América-MG, às 16h20, em São Januário, pela primeira rodada.

O problema do Vasco é que ele não terá o apoio de seus torcedores nos primeiros três jogos em São Januário, que serão realizados com os portões fechados. Devido a confusão entre as torcidas contra o Atlético-PR, na Arena Joinville, o clube cruzmaltino foi punido com a perda de oito mandos de campo, mas conseguiu reduzir para seis. As outras três irão acontecer a mais de 100 km do Rio de Janeiro.

Vice-campeão carioca ao empatar com o Flamengo, por 1 a 1, no último domingo, em uma partida bastante polêmica, já que o gol marcado pelo adversário estava impedido, o Vasco entra na Série B como o grande favorito ao título. Depois de um início ruim, tanto que correu risco de rebaixamento, o América-MG se recuperou e terminou a fase classificatória em terceiro lugar. Na semifinal, porém, foi presa fácil para Atlético-MG.

Inúmeros problemas
O momento do Vasco realmente não é dos melhores, tanto que Adilson Batista não poderá contar com vários jogadores, sendo que quatro deles são considerados titulares absolutos: o zagueiro Rodrigo, o volante Guiñazu e os atacantes Edmílson e Everton Costa. Esse último sofreu um mal súbito durante o jogo contra o Mixto pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, e continua internado em observação.

Para evitar que o número de desfalques aumentasse ainda mais, o técnico Adilson Batista realizou um treinamento leve nesta sexta-feira. A boa notícia é que Thalles e Danilo estavam treinando com a Seleção Brasileira Sub-21 em Mogi Mirim, mas foram liberados e se juntaram ao restante do elenco. Existe a possibilidade ainda do lateral-esquerdo Diego Renan e do volante Pedro Ken serem liberados pelo DM.

"Os problemas fazem parte da nossa profissão. Tivemos algumas lesões que não estavam dentro do planejamento, outras por trauma. A do Everton até nos deixou preocupados. Mas temos atletas a quem recorrer. Não sou de ficar lamentando ausência, e sim passar confiança para quem vai entrar", afirmou o treinador.

Sem muitas novidades
Treinando há dez dias desde a última vez que entrou em campo, na vitória por 3 a 0, sobre o Santos-AP, o América-MG não terá novidades para encarar o Vasco na estreia da Série B. No último treinamentos, antes do embarque para o Rio de Janeiro, Moacir Júnior optou com conversas com seus jogadores e fazer um treino leve.

Dois seis jogadores contratados, apenas André e Pablo estarão em campo. Thiago Santos, Mancini, Junior Negrão e Diney ficarão no banco de reservas e podem aparecerer no decorrer da partida.

Após a chegada do volante Thiago Santos, contratado junto ao Linense, a diretoria vai esfriar as negociações para dar chances aos jogadores que estão no grupo. A expectativa é que reforços, pelo menos um meia, chegue durante a pausa para a realização da Copa do Mundo.

Vasco da Gama

Martín Silva; André Rocha, Luan, Rafael Vaz e Marlon; Aranda, Fellipe Bastos e Douglas; 
Montoya, Reginaldo e Thalles. Técnico: Adilson Batista.

América

Matheus; Elsinho, André (Lula), Victor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Pablo, Andrey e Tchô;
Ricardinho e Obina. Técnico: Moacir Júnior.